Câmara de Florianópolis aprova Regulamentação de Outorga Onerosa
12/12/2023
Relatório apresenta diagnóstico de integridade ecológica da Lagoa da Conceição
13/12/2023

Após trabalho realizado em parceria com Prefeitura de Florianópolis, FEAQ solicita selo de Indicação Geográfica das Ostras de Floripa ao INPI

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, junto da FEAQ (Federação de Empresas de Aquicultura) e Sebrae/SC irão entregar, no dia 12 de dezembro, o documento oficial de solicitação do selo registro de Indicação Geográfica (IG) Ostras de Floripa ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento é fornecido a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem, agregando valor, vendendo mais, atraindo turistas e aumentando as exportações. O evento será às 17h, na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, Caieira da Barra do Sul.

Atualmente, a região da Grande Florianópolis é responsável por 90% do abastecimento do mercado de ostras no Brasil, sendo considerada a Capital Nacional da Ostra. As ostras são das espécies Crassostrea gigas e Crassostrea gasar, comercializadas vivas e desconchadas. A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) de 2023 conquistou aproximadamente 60 mil pessoas. O evento ressaltou a importância da maricultura e do cultivo das ostras para Florianópolis.

As “Ostras de Florianópolis” são reconhecidas nacionalmente, um trabalho que dura mais de 40 anos. Eles passam por observações sensoriais, verificação de indicadores de frescor e exames em laboratório, que verificam a qualidade da água e das ostras. O procedimento é necessário para que elas recebam os selos de inspeção municipal, estadual e federal.

Um levantamento realizado pelo Sebrae indicou que para 44,7% da população da região, as ostras são o principal produto da pesca ou da maricultura, e que a sua importância para o desenvolvimento na área econômica da região representa 84%.

A criação do documento foi possível a partir da união de diversas instituições para apresentar um estudo completo, contemplando todas as áreas necessárias. A iniciativa envolve produtores dos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis, inseridos nas baías Norte e Sul, cujo ambiente conta com as características que determinam as particularidades da região para a conquista do selo, principalmente o crescimento acelerado do molusco quando comparado a outras regiões do mundo.

“Esse reconhecimento não apenas agrega valor ao produto, mas fortalece toda a cadeia produtiva de Santa Catarina, impulsiona nossos produtores locais e contribui para o desenvolvimento econômico de nossa região. As Ostras de Floripa são mais do que um alimento; são um símbolo de nossa cultura, tradição e excelência na produção aquicultora”, relata Juliano Richter Pires, secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

São parceiros da iniciativa o Sebrae/SC, UFSC, IFSC, AMASI, FEAQ, COOPEROSTRA; Prefeitura Municipal de Florianópolis, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Palhoça, CIDASC, MAPA, SENAC, GT-Unesco Gastronomia, ABRASEL, AMASI (Associação dos Maricultores do Sul da Ilha) e FEAq (Federação de Empresas de Aquicultura), além da Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca, e a Secretaria Estadual de Agricultura.

SERVIÇO:

O que: Ostras de Florianópolis recebem selo de Indicação Geográfica ao INPI.

Onde: Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, Caieira da Barra do Sul. Rod. Baldicero Filomeno, 20622 – Ribeirão da Ilha, Florianópolis – SC, 88064-002.

Quando: 12 de dezembro, 17h.

(PMF, 12/12/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *