Após trabalho realizado em parceria com Prefeitura de Florianópolis, FEAQ solicita selo de Indicação Geográfica das Ostras de Floripa ao INPI
12/12/2023
Lagoa do Peri recebe Bandeira Azul pela 8ª vez
13/12/2023

Relatório apresenta diagnóstico de integridade ecológica da Lagoa da Conceição

Diagnóstico e identificação dos problemas estruturais existentes que atingem a integridade ecológica da Lagoa da Conceição são o tema da Nota Técnica Nº 4/2023do  Programa Ecoando Sustentabilidade. Os pesquisadores do programa são representantes da Universidade Federal de Santa Catarina na Câmara Judicial de Proteção da Lagoa da Conceição, criada para colaborar com o Poder Judiciário para adotar uma governança com responsabilidade ambiental para o local. O documento servirá como subsídio na elaboração do Plano Judicial de Proteção da Lagoa da Conceição (PJ-PLC).

Confira a íntegra da nota técnica.

Uma das autoras da nota, a professora do Departamento de Geociências da UFSC Alessandra Larissa Fonseca espera que seja possível iniciar a restauração da Lagoa da Conceição e áreas de proteção permanente adjacentes. Os problemas atuais, aponta, podem ser potencializados pelas mudanças climáticas, com eventos de calor extremo e chuva excessiva – o aquecimento leva à diminuição de oxigênio na água e uma precipitação considerável carrega mais poluentes para a Lagoa.

O documento integra a ação civil pública 5012843-56.2021.4.04.7200 (JFSC) e alerta que “a urbanização, a falta de tratamento adequado de esgoto e as demais intervenções humanas na bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição estão promovendo a perda do patrimônio natural, cultural e econômico da Ilha de Santa Catarina. O cenário futuro é preocupante, considerando os diversos projetos e interesses que estão sendo apontados pelos gestores locais, como a construção da ponte nas rendeiras, Plano Diretor Municipal, o projeto de Macrodrenagem, intervenções no canal e o aterro de áreas rasas”.

(Confira a matéria completa em UFSC, 12/12/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *