Por Assessoria de Comunicação FloripAmanhã

Florianópolis foi representada em reunião das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia em Macau




Florianópolis foi representada na reunião das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia e no Fórum Internacional de Macau, província da China.

A Associação FloripAmanhã marcou presença no evento, realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro, através de Márcia Teschner. Tivemos ainda a participação de Elizabeth Neme, da Faculdade Estácio de Sá e do chef Guilherme Schwinn, representando a Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

Participaram representantes de 18 das 26 cidades que conquistaram a chancela de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. O evento foi prestigiado inclusive pelo vice-diretor geral da UNESCO, Getachew Engida.

O objetivo foi fortalecer o intercâmbio e o debate em torno da temática “O potencial da gastronomia para um desenvolvimento sustentável”. Também serviu para lançar o “Ano da Gastronomia de Macau”. A cidade chinesa, conhecida por ser uma colônia portuguesa até 1999, foi inserida na Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO, em outubro passado.

Dentro da programação houve detalhamento para o Encontro Mundial das Cidades Criativas Unesco, evento marcado para junho de 2018 na Cracóvia (Polônia) e que reunirá cidades de todas os campos criativos integrantes da Rede em: gastronomia, cinema, design, literatura, artesanato e arte popular, artes e música.

De acordo com Márcia Teschner, o tema para o Encontro deste ano será a colaboração e por isso, os participantes do grupo das Cidades Criativas foram convidados a apresentar projetos, oficinas ou exposições que serão selecionados e exibidos no evento, com apresentação dos resultados que as cidades conquistaram nos últimos anos.

Intercâmbio

Elisabeth Neme explicou que um intercâmbio deve ser realizado entre algumas das Cidades Criativas da Unesco. Ela afirmou que durante o primeiro dia do evento foram debatidos em grupos de trabalho algumas ações sobre o que seria possível fazer em cada localidade. No dia seguinte, foi promovida uma visita técnica ao Instituto de Hospitalidade e Turismo de Macau. “Conhecemos a cozinha, a área técnica, laboratórios e Centro de Artes”, revelou.

De acordo com Neme, a criação de intercâmbio pode reunir localidades como Macau e Dénia (Espanha), entre outras. “A Estácio de Sá possui um departamento de Cooperação Internacional que pode viabilizar o andamento deste intercâmbio”, afirmou. “A Associação FloripAmanhã também pode auxiliar neste contato. Enviamos toda a documentação para dar andamento ao processo de intercâmbio, estamos aguardando o retorno”.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — sob a coordenação geral da Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.