Relatório ND: Balanço de dados do Verão
19/04/2024
MP vai acionar a polícia para apurar envio de pessoas de Balneário Camboriú para Florianópolis
22/04/2024
PDUI - Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é pauta do CODERF e do COMDES

No dia 11 de abril, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária do CODERF – Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, do qual a Associação FloripAmanhã é integrante. O CODERF é um órgão técnico de apoio à Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SUDESC).

Nele estão reunidos técnicos do Governo do Estado, das nove Prefeituras da Região Metropolitana de Florianópolis (RMF) e quatro representantes da sociedade civil para deliberar sobre a execução de funções públicas de interesse comum da RMF.

Dentre as pautas levantadas, ficou decidido a reativação de duas das quatro Câmaras Temáticas, a de Desenvolvimento Urbano e a de Mobilidade, composta por membros do Comitê e eventuais técnicos especialistas convidados. Na ocasião foi reafirmado que a primeira ação do Comitê será atualizar o seu Regimento Interno, incluindo a sua frequência de reuniões. Outra ação será reavaliar o edital para elaboração do PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, com o apoio da UFSC e da GRANFPOLIS – Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. “Também foi informado o início de implantação do Transporte Integrado Metropolitano (TRIM), que não inclui a malha viária da Ilha de Santa Catarina, isto é, não inclui as SCs. A implantação do TRIM começará com a construção de um dos terminais previstos no continente, com recursos do PAC, do Governo Federal. Pretende-se adotar vias exclusivas, mas, inicialmente, com ônibus comuns, para experimentar e ajustar o sistema, por meio de um monitoramento contínuo”, conta Joaquim Nóbrega Jr, representante da FloripAmanhã no CODERF.

Já no dia 12 de abril, houve mais uma reunião do COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, com a presença da FloripAmanhã.

Na pauta, o tema central foi o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Grande Florianópolis. A arquiteta Luana Monteiro, vice-presidente do CODERF, apresentou as providências sobre o plano, em seguida o engenheiro Cássio Taniguchi, membro do Grupo Gestor do COMDES e coordenador do Grupo de Trabalho Mobilidade Urbana, seguiu com um debate entre os participantes. Para finalizar, o engenheiro Carlos Bastos Abrahm, representante da ACE no CODERF, elencou as atuações do COMDES em relação ao tema.

O presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, passa a integrar o Grupo Gestor do COMDES, então ocupado por Joaquim Nóbrega Jr. “Nossos mais sinceros agradecimentos por toda sua dedicação e empenho nessa representação, tão importante para dar andamento às pautas metropolitanas”, destaca o presidente.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *