ReciclaTec: programa do CPDI promove inclusão e sustentabilidade
04/04/2024
Etapa municipal da Conferência Nacional das cidades começa em abril 04/04/2024
05/04/2024

Vice-presidente da ACATE destaca a importância da capacitação em tecnologia durante reunião da FloripAmanhã

Vice-presidente da ACATE destaca a importância da capacitação em tecnologia durante reunião da FloripAmanhã

Em reunião online promovida pela FloripAmanhã nesta quarta-feira (03/04), o empresário Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com vasta experiência no setor, destacou a urgência de capacitar jovens para a área de tecnologia.

Moacir Marafon

Marafon, que tem atuado ativamente na formação de novos talentos, enfatizou a necessidade de preparar profissionais para um mercado em constante evolução e com uma demanda crescente por especialistas em diversas áreas da tecnologia da informação.

A preocupação da FloripAmanhã com as novas gerações que construirão a cidade do futuro se alinha com a importância da capacitação em tecnologia, conforme destacado por Marafon na reunião. A ênfase na inovação, criatividade e desenvolvimento de uma cidade inteligente reflete a visão da associação de preparar jovens através da educação e capacitação tecnológica, promovendo não só o desenvolvimento econômico, mas também a inclusão social e o bem-estar comunitário. Esta abordagem da FloripAmanhã ressoa com os esforços da ACATE e de Marafon em preparar profissionais qualificados para o mercado de tecnologia, evidenciando uma convergência de metas em prol do avanço tecnológico sustentável e inclusivo de Florianópolis e região. A FloripAmanhã vai se empenhar para potencializar todos os esforços da ACATE e outros parceiros neste sentido.

Marafon apresentou dados impressionantes sobre o setor tecnológico em Santa Catarina, ressaltando que o estado é o sexto polo no Brasil em número de empresas e o terceiro em número de colaboradores. Com um faturamento de 23.8 bilhões em 2022, o setor representa 6% do PIB catarinense, empregando mais de 76 mil colaboradores e evidenciando a necessidade de mais profissionais qualificados.

Marafon chamou atenção para o fato de que muitas das oportunidades de emprego não exigem necessariamente um diploma, mas sim habilidades práticas e conhecimento em linguagens de programação. Ele também mencionou a importância da inclusão digital e do letramento tecnológico como ferramentas essenciais para a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

Através de iniciativas como o Floripa mais Tech e outros programas de capacitação, Marafon e a ACATE têm trabalhado para impactar positivamente a vida de milhares de jovens e adultos, preparando-os para as exigências do mercado de trabalho atual e futuro.

A reunião da FloripAmanhã foi uma oportunidade para os participantes discutirem estratégias e ações que possam contribuir para o avanço tecnológico e a formação de uma força de trabalho qualificada na região. A presença de Marafon foi um estímulo para a continuidade e o fortalecimento desses esforços.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *