Ponto Org – CIEE – Jovem Aprendiz
17/04/2024
Confira a agenda cultural da Fundação Catarinense de Cultura de 18 a 24 de abril
18/04/2024
FloripAmanhã presente no ECriativa e no lançamento do Floripa Conecta

Cidade de Campina Grande (PB) recebeu o VI ECriativa - Foto: MTur Destinos (Obra de domínio público)

Nos dias 4 a 6 de abril, Florianópolis participou da 6ª edição do Encontro Anual de Cidades Criativas da Unesco – VI ECriativa, sendo representada pela FloripAmanhã.

O objetivo do evento é promover a troca de experiências, ideias e boas práticas, notadamente com maior foco nos negócios de impacto da Economia Criativa entre as 14 cidades criativas reconhecidas pela Unesco, que são: Florianópolis, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Santos, Rio de Janeiro, Penedo, Paraty, Salvador, Recife, João Pessoa e Campina Grande.

O representante da FloripAmanhã no VI ECriativa foi Marcus Rocha, que levou a expertise da entidade para as reuniões. “Esses encontros são extremamente importantes para nos integrarmos com todos que possuem o selo Unesco de Cidade Criativa e dividirmos experiências”, destaca. Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, em 2014, sendo esse um dos grandes feitos da FloripAmanhã, que coordenou todo o projeto e mantém a chancela ativa até hoje.

Cada cidade apresentou o que foi realizado no último ano, e Florianópolis aproveitou para sugerir a criação do projeto Living Lab, um laboratório vivo de inovação para a Economia Criativa. “Nós fizemos o convite para que as demais cidades possam se unir e desenvolver juntos esse projeto, nos baseando no modelo de Living Labs do laboratório VIA – Estação Conhecimento, da UFSC, que já foi aplicado com sucesso na finalidade de Cidades Inteligentes, e agora queremos trazer essa mesma metodologia para fazer inovação aberta nos desafios da Economia Criativa, mais especificamente com viés da cadeia produtiva da gastronomia. Várias cidades ficaram interessadas e estamos aguardando as demais para tirar essa ideia do papel”, conta Marcus Rocha.

Na ocasião, também houve um debate sobre como estruturar a governança do programa Cidade Criativa Unesco em cada município, expandindo o conceito para Território Criativo Unesco, para promover o desenvolvimento sustentável não só no município em si, como em toda a região metropolitana. “Nós reconhecemos que Florianópolis tem a chancela Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, mas nós representamos todo um território, e com essa expansão o impacto será muito maior”, destaca Rocha.

Lançamento do Floripa Conecta

No dia 16 de abril foi realizado o lançamento do Floripa Conecta, que se destaca como um movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis no mês de agosto, projetando impacto superior a R$ 100 milhões na economia.

Criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, unir a tecnologia, o turismo e a Economia Criativa na Capital catarinense, o evento atrai turistas de todo o País, conectando inúmeros cenários de empreendedores e fãs desses mercados em exponencial crescimento.

A FloripAmanhã também esteve presente no lançamento, sendo representada pelo presidente, Salomão Mattos Sobrinho, a conselheira Anita Pires e a gerente executiva, Márcia Teschner.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *