Prefeitura realiza pesquisa sobre Parque da Luz
09/10/2017
Udesc divulga Índice de Custo de Vida de Florianópolis em setembro com deflação de 0,34%
10/10/2017

Caldeirada do Mar é prato vencedor de Concurso Gastronômico Creative City 2017

IMG_4274-2-670x446.jpg

O prato “Caldeirada do Mar” apresentado pelo chef Gabriel Felipe de Oliveira foi o vencedor da terceira edição Concurso Cultural Gastronômico Creative City 2017, realizado na última sexta-feira (06/10) em Florianópolis.

 

 

A prova foi realizada na Universidade Estácio de Sá e envolveu competidodes das categorias profissional e acadêmico. Entre os chefs profissionais, Oliveira e o auxiliar Roger Zamboni Stefan venceram ao apresentarem como prato principal uma Caldeirada do Mar. Antes, na entrada, a dupla serviu uma “Ostra Vichyssoise com Milk Shake do Mar e Pérola de Ponzu”.

O chef Gabriel Sant’Ana e a auxiliar Danielle de Lima Ferreira conquistaram o segundo lugar. Como entrada, eles apresentaram uma Ostra Crocante e o prato principal foi “Ostra salteada na manteiga com molho de laranja e arroz negro”. A terceira colocação ficou com a chef Isabel Cristina Hagemann e a auxiliar Ingridy Cristinane da Silva. Elas buscaram referências na cozinha mexicana para trazer um Taco Mané como entrada. O prato principal foi batizado de Ostra Pérola Negra.
 

 
Creative City 2017Os chefs precisaram apresentar uma entrada com ostra e pelo menos um dos seguintes ingredientes: mel,café, sagu, cachaça, farinha de mandioca ou amendoim. O prato principal era necessário ser apresentado com apenas um tipo exclusivo de preparação com a ostra. Depois das apresentações, os concorrentes contaram com vinte minutos para deixar as bancadas limpas e organizadas.

Na categoria acadêmicos, o terceiro lugar ficou com Pedro Luccas Seemann Welbergen, da Unisul, o auxiliar Leonardo da Silva Martins e a professora Tyelle Wiggers. O grupo vice-campeão foi Santiago Morando, a auxiliar Sádia Silva Oliveira e a professora Katarzyna Bortnowska, da Estácio. E finalmente, o primeiro lugar coube ao grupo do IFSC, formado pelo candidato Matheus Rizzon Comoreto, a auxiliar Letícia Lopes Salem e o professor Tanes Kfouri.

O concurso foi promovido pelo grupo gestor do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, sob a coordenação da Associação FloripAmanhã e apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O objetivo do Concurso é disseminar a cultura e a gastronomia por meio de produções que valorizem os profissionais, os acadêmicos e os produtos regionais da Grande Florianópolis. A premiação ocorre durante a abertura da Fenaostra, que este ano ocorrerá no Mercado Público e Largo da Alfândega, no Centro da Capital.

O primeiro colocado de cada categoria ganha uma viagem (nacional ou internacional) para o ano de 2018, conforme a agenda do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.  O segundo colocado em cada categoria receberá certificado e um curso Empretec do Sebrae, enquanto o terceiro colocado vai poder usufruir de um “day use” no Costão do Santinho Resort.  O vencedor do último concurso profissional foi presenteado este ano com uma viagem para a Tailândia durante o Simpósio Internacional de Phuket Cidade Criativa da Gastronomia.

A Comissão Organizadora do Concurso é formada por Fabiana Mortimer Amaral e Gustavo Maresch (IFSC), Sabrina Gomes Dias (SENAC), Elizabeth Maria Diamantopoulos Neme (ESTÁCIO), Daniel Augusto Heerdt de Paiva (UNISUL) e Márcia Regina Teschner (FLORIPAMANHÃ). O Concurso recebeu o apoio do Sebrae Grande Florianópolis, Costão do Santinho Resort e Le Artisan. Os resultado da categoria acadêmica ainda está sendo avaliado pela comissão.

Confira as galeria de imagens do concurso:


 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *