Inauguração da revitalização do Clube Doze de Agosto
12/11/2024
Plano Municipal de Turismo: Florianópolis além da temporada de verão
12/11/2024

Concurso Pérolas do Mar define representantes do IFSC no palco principal da Fenaostra

Dois jovens chefs sorrindo em uma cozinha clara, revestida com azulejos brancos. Eles vestem uniformes de chef brancos com toucas, e a mulher à esquerda segura um prato decorado com uma preparação colorida. Ao fundo, uma janela permite a entrada de luz natural. Ambos demonstram satisfação e orgulho.

Bianca e João Ricardo, do curso superior de tecnologia em Gastronomia, foram os vencedores do concurso - Foto: Caroline Daufemback Henrique

Estimular os estudantes do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC a trabalhar com ostras e ingredientes típicos da região da capital foram os objetivos do concurso gastronômico “Pérolas do Mar” realizado no câmpus na sexta-feira, 8 de novembro.

A dupla vencedora, formada por Bianca Zomer Kunkel e João Ricardo Moreira, do curso superior de tecnologia em Gastronomia, ganhou o direito de participar de uma mostra de pratos à base de ostra no palco principal da Festa Nacional da Ostra (Fenaostra), que vai ocorrer de 3 a 8 de dezembro em Florianópolis.

Bianca e João Ricardo produziram um prato que levou, além da ostra, melado, cachaça de butiá, purê de cará (ou batata-cará) e legumes como rabanete, pepino e chalota (parecida com a cebola). A dupla participou pela primeira vez de um concurso e apenas João, da quarta fase da Gastronomia, já tinha feito pratos com ostras. “Nos esforçamos bastante na pesquisa e para pensar como seria o prato”, comenta o estudante.

Bianca, da segunda fase, considera que um dos pontos mais difíceis de trabalhar com a ostra pela primeira vez é a higienização do alimento, já que alguns pedaços da casca do molusco podem se soltar e grudar na carne. Acertar o ponto da cocção e deixar o prato visualmente bonito foram outros desafios que a dupla teve no concurso, na visão da estudante.

Tanto o prato de Bianca e João Ricardo quanto as produções das outras duas duplas que participaram da competição passaram pela análise de cinco jurados de degustação, entre professores, chefs de cozinha e empresários do ramo da gastronomia. Eles deram pontuações para quesitos em uma ficha e também fizeram uma avaliação geral dos pontos positivos e negativos do prato em conversa com os estudantes.

“Acredito que o aprendizado e o feedback dos jurados vai ajudar na formação dos estudantes”, diz o professor Tanes Kfouri, organizador do concurso. Além da qualidade do prato em si, foram avaliadas a organização do espaço de trabalho, a higiene e as técnicas utilizadas pelos alunos. Tanes lembra que os estudantes tiveram que fazer uma pesquisa sobre produtos típicos da Grande Florianópolis e produtos sazonais para incluí-los nas receitas.

Florianópolis é a capital nacional das ostras, sendo responsável por aproximadamente 80% da produção desse molusco no Brasil. Os cultivos na cidade começaram há cerca de 40 anos e, nesse período, a ostra foi ganhando espaço nos cardápios dos restaurantes da cidade e até ganhou um evento próprio, a Fenaostra, que em 2024 chega à 22ª edição.

“Tudo começou com uma pegada mais de curiosidade, e depois foi se profissionalizando. Hoje a gente vê que quem tá botando a mão na massa [desde o cultivo até o consumo da ostra] tá profissional em todos os aspectos”, comenta o chef Jaime Barcelos, que há 28 anos é proprietário de um restaurante especializado em frutos do mar no bairro Ribeirão da Ilha e foi jurado do concurso do Câmpus Florianópolis-Continente. A ostra está presente em aproximadamente 40% dos pratos vendidos no estabelecimento dele.

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC

(IFSC, 11/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *