Floripa, o brilho da união no Smart City
06/04/2022
Projeto incentiva moradores de Florianópolis a descartarem o lixo corretamente
07/04/2022

Florianópolis e Popayán realizam primeiro evento após firmarem acordo de cooperação na área de gastronomia

Foto colorida em fundo preto com pessoas participando de uma live

O primeiro evento de apresentação das Instituições de Ensino de Florianópolis — Senac, Unisul e IFSC — com representantes de Popayán (Colômbia) — Prefeitura da cidade,  o Serviço Nacional de Aprendizagem da Região de Cauca, Unicomfacauca e  Corporação Gastronômica de Popayán — aconteceu na manhã da sexta-feira (1/04) de forma virtual.

A FloripAmanhã, ponto focal do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, também participou desse evento que está diretamente ligado ao acordo de cooperação que ambas as cidades fizeram na área de gastronomia, com o objetivo de implementar projetos de desenvolvimento e promoção da cultura, turismo, artesanato, ciência, tecnologia e ainda promover o intercâmbio acadêmico e profissional entre as duas cidades, firmado em novembro de 2021.

Na apresentação, as instituições falaram sobre suas estruturas, cursos, projetos de pesquisa, ações de extensão com a comunidade e portfólio de cursos na área de gastronomia. As Instituições brasileiras, como um gesto de gentileza, decidiram realizar suas apresentações em Espanhol. 

O analista estadual de eixo educacional do Senac, Felipe Figueiredo Martins, que se fez presente no evento, explica que os próximos passos cabem a cada instituição. “Agora que já identificamos áreas de afinidade, cada instituição de ensino deve buscar seu parceiro para propor grupos de trabalho, ações de pesquisa, intercâmbio, seminários e demais atividades de interesse”.

Felipe ressalta ainda que esse é apenas o primeiro passo para diversas oportunidades. “Como há eventos futuros em ambas as cidades, discute-se a participação das instituições em eventos importantes como o 20º Congresso de Gastronomia que irá ocorrer em Popayán em setembro deste ano”, explica.

A parceria entre estas duas cidades nasceu em uma reunião entre o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e os representantes da rede na cidade colombiana, Monika Anacona e Carlos Humberto Illera Montoya. 

Foto colorida em fundo preto com pessoas participando de uma live

Grupo Gestor em Florianópolis

Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por 15 entidades:

  • Associação FloripAmanhã
  • Prefeitura de Florianópolis
  • Sebrae-SC – que está viabilizando as passagens para João Pessoa;
  • Senac-SC
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC)
  • Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC)
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL)
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Universidade Estácio de Sá
  • Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc)
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  • Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau
  • Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS)
  • Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel)
  • Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10)

Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

No mundo inteiro, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se divide em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No total, 295 cidades de 90 países integram a listagem. Doze delas ficam no Brasil: Florianópolis, Belo Horizonte, Paraty e Belém (no campo criativo da gastronomia); Brasília, Curitiba e Fortaleza (no design); Salvador e Recife (na música); Santos (no cinema) e João Pessoa e Campina Grande (no artesanato e artes folclóricas).



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *