Mais próximo do cidadão – Sesc abre nova unidade no Centro com cursos, academia e restaurante a quilo
27/08/2019
Relatório aponta cerca de 80% dos pontos de praia de Florianópolis próprios para banho
27/08/2019

‘Farinhada do Divino’ celebra tradição de mais de 200 anos, em Florianópolis

Os engenhos de farinha, tradicionais da cultura açoriana, relembram uma outra época de Florianópolis.

Os açorianos primeiro tentaram plantar trigo, mas não vingou nas terras da lha, então, aprenderam com os índios e multiplicaram as plantações de mandioca. O povo dos açores sabia muito bem como construir moinhos de vento, logo, adaptaram algumas peças e daí nasceram os engenhos de farinha. Confira a reportagem completa.

Florianópolis chegou a ter mais de 300 engenhos, a produção de farinha foi a principal atividade econômica da Ilha por mais de 200 anos. O ‘ouro branco catarinense’ como era chamado, abastecia também outros estados do país.

E é no município de Santo Antônio de Lisboa que a Farinhada do Divino é celebrada, para relembrar e agradecer pelos tempos em que a farinha foi a atividade mais importante da Ilha de Santa Catarina.

(Balanço Geral, 26/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *