João Paulo vai ganhar primeiro entreposto público de pescados
04/02/2025
Cartaz comemorativo do aniversário do Mercado Público de Florianópolis Aldírio Simões. A imagem principal mostra a fachada amarela do mercado com detalhes em branco e portas verdes. No topo, em fundo texturizado bege, está o texto: "Aniversário do Mercado Público de Florianópolis Aldírio Simões" e, em destaque, "cento e vinte e seis anos" em fonte grande e marrom. Na parte inferior, há logotipos de apoiadores e da Prefeitura de Florianópolis.

Foto/divulgação: PMF

Inaugurado em 5 de fevereiro de 1899, o Mercado Público chega aos 126 anos como um dos principais pontos turísticos da cidade. O prédio tombado pelo patrimônio histórico municipal tem sua história escrita anteriormente à sua inauguração, com uma trajetória que remonta ao século XIX. Antes de se tornar o icônico Mercado Público, o local foi palco de diversos eventos importantes para a cidade, como a antiga Praça da Constituição e um mercado a céu aberto.

Com sua estrutura arquitetônica única, que mistura elementos de ferro e alvenaria, o mercado sempre foi um ponto de encontro vibrante para comerciantes e moradores, oferecendo uma grande variedade de produtos regionais, como pescados frescos, especiarias e artesanato local. Ao longo dos anos, o Mercado Público se transformou não apenas em um centro comercial, mas também em um espaço cultural, onde se realizam eventos, feiras e manifestações artísticas.

Hoje, ele segue sendo um local de visitação obrigatória, com sua energia contagiante, sabores típicos e a preservação de sua rica história, que continua a encantar os moradores e turistas. Para comemorar o seu 126º aniversário, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, prepararam uma grande comemoração com shows locais, exposições, rodas de rendeiras e o aguardado “Parabéns” ao meio-dia, com falas das autoridades e do prefeito Topázio Neto.

“O Mercado sempre foi muito mais do que um ponto comercial, ele é um símbolo do nosso patrimônio, um lugar de encontro, de trocas e de preservação das nossas tradições. Aqui, gerações de rendeiras, pescadores, comerciantes e artistas ajudaram a construir a história da nossa cidade e seguimos honrando esse legado”, afirma Roseli Pereira, Coordenadora Executiva da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Programação

10h às 19h – Roda de Rendeiras e Ratoeiras – Local: Frente do Mercado, ao lado do largo da Alfândega

12h – Fala das autoridades e parabéns ao Mercado Público

12h30 – Show Gazu e Banda – Local: Vão Central

12h30 – Apresentação do musical Neném Maravilha – Local: Balcão Mané

18h – Apresentação musical Matheus Duarte e Banda – Local: Vão Central

18h – Apresentação musical Dilson Guerra – Local: Balcão Mané

18h30 – Apresentação Boi de Mamão

Exposições: 10h às 19h

* Bonecos Berbigão do Boca – Local: Largo da Alfândega

* Mural da cultura: Côzas de Floripa – Artista plástico Hamilton de souza – Local: Ala Norte

* Artesanato da Cultura local: Cestaria, cerâmica figurativa, rede de pesca, roda de oleiro, tear – Local: Largo da Alfândega

* 11h às 17h – Artista Thiago Muller – Local: Galeria de Arte do Mercado

(PMF, 03/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *