Audiência com Ministério dos Povos Indígenas busca resolver impasse em Florianópolis
06/02/2024
Com nova rota, aeroporto de Florianópolis avança na internacionalização
06/02/2024

Tradição dos engenhos de farinha resiste em Florianópolis

Força econômica de Santa Catarina ao longo de séculos, o engenho de farinha artesanal guarda a história do trabalho em épocas pré-industriais. Em entrevista ao Grupo ND, o proprietário Jorge Luiz da Silveira compartilhou detalhes sobre seu engenho, em Florianópolis. Ele explicou que a motivação por trás do seu projeto é conservar a tradição, algo que sempre foi um sonho pessoal. “Eu tinha um sonho de ter um engenho, para manter a tradição”. Ao ser questionado sobre as dificuldades encontradas durante a montagem do engenho, ele destacou a escassez de especialistas na região. “Tem muito problema, e um é encontrar uma pessoa que faça. Tem uma dificuldade grande, porque dentro da Ilha, tem só uma pessoa que sabe fazer tudo isso daqui”, afirma Jorge.

Ao explicar sobre o funcionamento do engenho, Silveira destaca o cuidado com os bois utilizados no processo. “A gente coloca esse tampão no olho do boi, para ele não ficar tonto e perdido. A gente também não deixa ele ficar muito tempo, de meia em meia hora a gente troca os bois para eles não cansarem. Geralmente eles são bem mansinhos”.

(ND, 06/02/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *