Prefeitura de Florianópolis estuda destino para passarela em frente ao centro sul
01/03/2023
Jardim Botânico ganha feira de produtos orgânicos
01/03/2023

Matéria apresenta a cadeia produtiva da macroalga e seus usos na alimentação

Matéria veiculada no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, apresentou a cadeia produtiva da macroalga Kappaphycus alvarezii em Santa Catarina, a forma como é plantada, sua colheita, o beneficiamento e possibilidades de uso.

Os estudos com a macroalga já têm mais de 10 anos, e mostraram a viabilidade econômica do cultivo em águas catarinenses, além de comprovar aos órgãos licenciadores de espécies exóticas que a Kappaphycus alvarezii é ambientalmente segura.

A autorização para a produção voltada à comercialização foi concedida em abril de 2022, para o parque aquícola que compreende trechos da baía sul de Florianópolis, entre Caieira, Barra do Sul, Ribeirão da Ilha e Tapera. A proposta é que as macroalgas sejam integradas à produção de moluscos, como uma nova fonte de renda. O custo de sua produção chega a ser 10x menor do que o de moluscos.

Hoje, a maior parte da produção é destinada à produção de bioestimulantes, mas a parceria entre a Epagri e o Senac SC estuda as formas de uso da Kappaphycus alvarezii na gastronomia e alimentação.

Na matéria foram apresentadas duas receitas com o uso da alga, elaboradas pela professora Maria Garcia, da Faculdade Senac Florianópolis, um Ceviche de Banana da Terra e uma Pasta tipo Carbonara.

(Confira a matéria completa em Observatório da Gastronomia, 28/02/2023)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *