Cinema e Banda da Lapa ao ar livre no Parque da Luz
20/10/2022
Florianópolis contrata agência para apurar suposto vazamento de esgoto na Lagoa da Conceição
20/10/2022

Parceria entre Senac SC e Epagri estuda alga para uso na gastronomia

Já pensou em ir em um restaurante e pedir um prato à base de alga? Saiba que isso pode ocorrer em breve. A Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – e o Senac SC firmaram uma parceria para pesquisar todo o potencial da alga Kappaphycus alvarezii para o uso na gastronomia. Atualmente já há estudos sobre o uso da macroalga para a área da saúde, estética e também de fertilizantes. Mas o setor de gastronomia ainda é pouco explorado. Ainda assim, o prato vencedor da etapa regional do Festival Enchefs deste ano, utilizou o insumo em uma salada morna de alga e um purê de alga com taioba. A receita, inclusive, representa a alta gastronomia.

O objetivo é incluir estes pratos no cardápio dos restaurantes, da mesma forma que foi feito com as ostras e os mexilhões a partir de 1999, quando poucos restaurantes comercializavam moluscos e hoje, estão presentes na grande maioria dos restaurantes. Além disso, pretende-se gerar demanda para esses produtores de alga, por meio do desenvolvimento de produtos de uso na indústria alimentícia.

Sobre os benefícios para a gastronomia catarinense, a analista de projetos educacionais do Senac, Nathália Bernardinetti, conta que o Senac vai explorar as possibilidades para a gastronomia. “Temos a possibilidade de gerar demanda para esses produtores, estimular a cadeia produtiva e aumentar a fonte de renda de quem já está trabalhando nas fazendas marinhas ou queira investir nessa atividade econômica. A pesquisa, ligada ao Setor de Inovação do Senac SC, vai explorar as possibilidades de uso gastronômico da alga, além da sua conservação e armazenamento após a coleta, aplicando as técnicas básicas da cozinha – quente e fria –, confeitaria e panificação e coquetelaria”, afirma.

(Confira a matéria completa em Observatório da Gastronomia, 19/10/2022)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *