Encontro internacional discute o desenvolvimento e a potencialidade dos territórios criativos
08/11/2021
Mural O Baile Místico de Meyer Filho começa a ganhar cores
08/11/2021

O objetivo da cooperação é implementar projetos de desenvolvimento e promoção da cultura, gastronomia, turismo, artesanato, ciência, tecnologia e ainda promover o intercâmbio acadêmico e profissional entre as duas cidades.

O acordo foi firmado no sábado (05/11/2021) pelo prefeito de Popayan, Juan Carlos López Castrillón, o secretário de Turismo Luíz Miguel e o Presidente da Corporação Gastronomica de Popayan Enrique Gonzáles, além do grande inspirador dessa cooperação, professor Carlos Alberto Montoya, autor do Livro Cozinhas Escondidas. Os representantes do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia que viajaram à Colômbia, Márcia Regina Teschner (FloripAmanhã), Elizabeth Maria Diamantopoulos Neme (Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região) e Alan Claumann (Sebrae) levaram o termo de cooperação já assinado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Assim como Florianópolis, a colombiana Popayan também faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco na modalidade gastronomia. O título catarinense, no entanto, é mais recente: Florianópolis o detém desde 2014, enquanto Popayan já o ostenta desde 2005. Ao estreitar os laços internacionais, as duas cidades poderão fortalecer entre si o intercâmbio de conhecimentos e experiências culturais, institucionais, comerciais e artísticas.

“Esta cooperação vai fortalecer o desenvolvimento socioeconômico sustentável entre essas duas capitais nos próximos 5 anos. Obrigado ao prefeito Gean Loureiro e sua cidade pela assinatura deste acordo vital que consolidará a arte e a cultura de uma cidade-região competitiva como a nossa”, declarou o prefeito Castrillón.

A parceria entre Florianópolis e Popayan nasceu em uma reunião entre o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e os representantes da rede na cidade colombiana, Monika Anacona e Carlos Humberto Illera Montoya.

A ideia, naquela ocasião, era conhecer as particularidades do trabalho que deu origem ao livro Cocinas Escondidas, escrito por Montoya. O grupo gestor de Florianópolis tinha interesse na experiência para colocar em prática uma ação similar, por meio de uma atividade de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do seu grupo de pesquisa Patrimônio, Gastronomia e Cultura. A proposta do IFSC envolve a realização de trabalhos que ajudem a fortalecer a cozinha local do Maciço do Morro da Cruz, começando, numa primeira etapa, pelo Morro do Mocotó e pelo Monte Serrat.

Naquele dia, no entanto, a conversa evoluiu para um convite formal: os colombianos convidaram o grupo catarinense a conhecer in loco a experiência realizada em Popayan ao longo dos 16 anos em que a cidade integra a Rede da Unesco, dando início à construção de um termo de cooperação entre as cidades. Para 2022, a ideia é trazer o próprio autor do livro, professor Montoya, para conhecer a experiência de Florianópolis.

“Esse acordo de cooperação nos dará a oportunidade de construir trabalhos conjuntos de inovação, em especial voltados à indústria criativa, trocar conhecimentos e experiências, conhecer a cultura local e mostrar todo o potencial criativo do capital humano da nossa cidade”, explica a gerente executiva da Associação FloripAmanhã, Márcia Regina Teschner.

Rede de Cidades Criativas da Unesco

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é composta, no total, por 295 cidades de 90 países. Nesta segunda (08/11) foram anunciadas novas 49 cidades que se juntaram à Rede, entre elas as brasileiras Campina Grande, no campo de Artes Midiáticas e Recife, na categoria Música.

No Brasil, já estavam na Rede outras cidades representando o campo criativo da gastronomia (Florianópolis, Paraty, Belo Horizonte e Belém), design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), música (Salvador), cinema (Santos) e artesanato e artes folclóricas (João Pessoa).

Na área da Gastronomia, 13 cidades foram incorporadas à Rede em novembro de 2021:

  • Bohicon (Benin)
  • Buraidah (Arábia Saudita)
  • Huai’an (China)
  • Kermanshah (Irã)
  • Kuching (Malásia)
  • Lankaran (Azerbaijão)
  • Launceston (Austrália)
  • Phetchaburi (Tailândia)
  • Rouen (França)
  • Saint Petersburg (Rússia)
  • Santa Maria da Feira (Portugal)
  • Thessaloniki (Grécia)
  • Usuki (Japão)

Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por outras 14 entidades:

● Prefeitura de Florianópolis;
● Sebrae-SC;
● Senac-SC,
● Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC);
● Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC);
● Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL);
● Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
● Universidade Estácio de Sá;
● Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc);
● Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul);
● Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau/
● Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
● Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel);
● Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10).



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. […] pela Floripamanhã e Sebrae, foi a Popayan (Colômbia), também cidade Unesco de Gastronomia, onde assinou um intercâmbio das duas cidades na área de cultura e gastronomia! Em março de 2022, será realizado um festival gastronômico em Florianópolis com a presença de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *