Votar Plano Diretor em 2021 é impossível, diz presidente da Câmara de Florianópolis
12/11/2021
Passaporte da vacina começa a valer em Florianópolis; saiba as regras
16/11/2021

Entidades de Florianópolis cobram atualização do Plano Diretor e denunciam crescimento desordenado

Foto: Gabriel Rodrigues/Unsplash

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 11/11/2021)

As 45 entidades que fazem parte do Movimento Floripa Sustentável encaminharam uma carta nesta quinta-feira (11) ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e ao presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Katumi, em que cobram a aprovação, ainda em 2021, das adequações do Plano Diretor (PD).

No início do ano faltou um voto para aprovar as mudanças. Katumi já disse que o Projeto de Lei será apreciado em 2022. Segundo ele, há o entendimento de que a Lei Orgânica do Município não permite que uma mesma matéria rejeitada no Plenário volte à votação no mesmo ano legislativo.

A carta aponta que a “sociedade aguarda as atualizações há seis anos, enquanto isso Florianópolis assiste, indignada e perplexa, a continuidade de um cenário de degradação, crescimento desordenado, invasões, construções irregulares, imobilidade urbana e, lamentavelmente, o impedimento de grandes, médios e pequenos investimentos que aguardam sua legalização – enquanto os que se utilizam da ilegalidade continuam praticando crimes contra a cidade à luz do dia”.

A atualização do PD não altera zoneamento e mapas. O novo texto incentiva a construção de imóveis para a população de baixa renda, criando compensações, inclusive para a preservação do patrimônio histórico.

Segundo a prefeitura, o conceito segue o de valorizar as centralidades dos bairros e a regularização dos empreendimentos de pequeno porte.

Confira a nota do Movimento Floripa Sustentável:

Em nome de 45 entidades representativas da comunidade catarinense e florianopolitana que fazem parte do movimento Floripa Sustentável, venho respeitosamente manifestar a nossa mais profunda preocupação com a evolução do processo técnico e legislativo do projeto de adequação do Plano Diretor do Município.

Tal adequação é aguardada pela cidade há mais de seis anos. Enquanto isso, Florianópolis assiste, indignada e perplexa, a continuidade de um cenário de degradação, crescimento desordenado, invasões, construções irregulares, imobilidade urbana e, lamentavelmente, o impedimento de grandes, médios e pequenos investimentos que aguardam sua legalização – enquanto os que se utilizam da ilegalidade continuam praticando crimes contra a cidade à luz do dia.

Sr. Prefeito, sabemos do seu esforço e da sua equipe para que o projeto de adequação do Plano Diretor chegue à Câmara de Vereadores. No entanto, a cidade não entende porque o processo não se efetiva, sendo postergado indefinidamente.

É chegada a hora, Sr. Prefeito, de dar uma resposta à nossa sociedade, aos trabalhadores e famílias que aguardam por novas oportunidades representadas pelos investimentos na cidade em todos os níveis e dimensões econômicas. Se socialmente há um clamor, também ambientalmente. Florianópolis já não suporta mais assistir a tal nível de degradação, que coloca em risco o futuro de cada um de nós.

Por isso, Sr. Prefeito, gostaríamos que as coisas fossem colocadas de forma clara e transparente. Se há entraves de ordem política, técnica, legislativa, ideológica ou de qualquer outro matiz, Florianópolis quer saber. E se realmente há, precisamos encontrar caminhos e soluções de caráter coletivo – nisso o Floripa Sustentável e suas 45 entidades estão prontos a colaborar, assim como vêm fazendo ao longo dos últimos anos.

O que não é mais possível é a perspectiva de que, novamente, a adequação do Plano Diretor “vai ficar para o ano que vem”. A cidade não pode esperar, tem que ser em 2021.

Comunico ainda que uma Carta com o mesmo teor está sendo em entregue ao presidente da Câmara, vereador Roberto Katumi, para que também se manifeste publicamente sobre as dificuldades para o andamento do projeto de adequação do Plano Diretor naquela Casa.

Reafirmando nosso compromisso com o futuro de Florianópolis, colocamo-nos à disposição e aguardamos seu posicionamento.

Cordialmente,

Zena Becker – Coordenadora

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Guilherme Farias disse:

    Crescimento desordenado tem a ver com a fiscalização (não) promovida pelos órgãos públicos e pouco com o Plano Diretor. Invasões,, por sua vez, são reflexo de uma política pública que não adotou os mais carentes como alvo principal de suas ações. Resultado também de uma gestão macroeconômica de arrasa quarteirão, que promove a concentração de renda, aumento de desemprego e sistemática pauperização da população. Por trás desse discurso lamentoso, há outras intenções, essas sim inconfessáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *