Novo relatório mostra aumento de locais impróprios para banho em Florianópolis
24/11/2021
Rede de Economia Criativa promove encontro para planejar 2022
24/11/2021

Desafio dos chefs: ação conjunta une a gastronomia de Florianópolis e Belo Horizonte 

Distantes mais de mil quilômetros uma da outra, as capitais de Santa Catarina e Minas Gerais se uniram numa ação inédita durante o mês de novembro: desafiar chefs de cozinha locais para preparar receitas a partir de um ingrediente típico – e surpresa – enviado pela cidade-irmã.

Chef Narbal Corrêa

Chef Narbal Corrêa

O chamado Desafio dos Chefs é uma ação conjunta realizada entre Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG) para divulgar a gastronomia local de ambas as cidades e estimular o fluxo de visitantes entre os dois destinos na temporada de verão que se aproxima. A iniciativa é do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur), por meio do projeto Retoma Floripa e Região.

A ideia nasceu porque, assim como a capital catarinense, Belo Horizonte também detém o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, braço da ONU para educação, ciência e cultura. Segundo o coordenador geral do Fortur, Humberto Freccia Netto, além das cidades em si, a ação conjunta também ajudou a integrar os dois aeroportos, uma vez que a Companhia Aérea Azul proporcionou uma experiência completa com o foco na gastronomia.

“Os intercâmbios entre as cidades criativas fazem parte dos objetivos que a gente apresentou em nosso dossiê para a UNESCO, que preza muito essa troca entre as cidades. Realizar intercâmbio é fundamental, as cidades terminam melhorando muito o seu desempenho, participando de projetos que deram certo, que resgatam a nossa a nossa cultura e ao mesmo tempo uma cidade aprende com a outra”, comenta Anita Pires, presidente da FloripAmanhã, associação que coordena o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.  “Nós somos um destino gastronômico reconhecido em nível nacional e até internacional e é muito importante para a cidade essa grife de fazer parte da rede mundial de cidades criativas da UNESCO”, complementa.

Toda a ação foi acompanhada de perto pelo digital influencer Alipio Camanzano, do canal Lipe Travel Show, que divulgou cada etapa em suas redes sociais. Foi ele quem trouxe o ingrediente surpresa de Belo Horizonte até Florianópolis para ser preparado pelo chef manezinho, Narbal Corrêa, e, depois, levou de volta a surpresa preparada para o chef mineiro Américo Pianceza. Veja abaixo como foi a produção do prato com o chef Narbal em Florianópolis:

O resultado dos ingredientes surpresa: o porco com nabo e a ostra

A ação deu um match gastronômico perfeito. Surpreendido com um lardo de porco, ingrediente típico mineiro, Narbal preparou-o junto com camarões, um prato característico da Ilha, fazendo uma mistura de elementos regionais. Além disso, ele ainda utilizou outros dois insumos mineiros, a cachaça e o angu. A cachaça serviu para flambar as duas carnes e o angu, feito com manteiga, nata e azeite trufado, serviu como acompanhamento.

“Usei camarão temperado junto do lardo de porco que o chef Américo mandou, o que ajudou a valorizar o prato. Esse é um abraço que Floripa dá em BH”, salientou.

Em retribuição, Narbal enviou ostras ao chef Américo, em Minas Gerais, um elemento surpresa típico de terras manezinhas. Ao recebê-las, ele preparou um prato em três versões diferentes: ostra crua com espuma de limão e sal, ostra gratinada no forno com creme de vinho e especiarias e farofa de pão e ostra frita na manteiga com salsinha e flambada no vinho branco.

Agora, todo o material será editado em um vídeo e disponibilizado no canal de Lipe do Youtube. O resultado desta campanha também pode ser conferido no Instagram do projeto de retomada @destinofloripa.

Sobre os Chefs

Alipio Camanzano com o chef mineiro Américo Pianceza

Nascido em Florianópolis, Narbal é muito apegado ao mar e dedicou toda a sua vida à gastronomia, ao mergulho comercial e à pesca submarina. Em 2014, foi eleito chef do ano pelo Clube Gourmet de Florianópolis e representa a cidade em diversas missões internacionais da Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. Também é autor das obras A cozinha do bom pescador e Vem do mar: breve história dos alimentos e da culinária na Ilha de Santa Catarina, em coautoria com Amílcar D’Ávila de Mello 

Américo é proprietário do restaurante Cantina Piacenza, fundado em 2008 em Belo Horizonte. Antes disso, morou na França, onde estudou cozinha tradicional francesa e patisseri e trabalhou como chef de um restaurante em Paris por dois anos. Cozinha desde os 14 anos, especialmente devido à influência da família italiana. Hoje, ele é conhecido por misturar técnicas consagradas com ingredientes regionais, produzindo uma cozinha autêntica e cheia de sabores e emoções. Em razão de sua experiência na Europa, atua, ainda, no intercâmbio de cozinhas ítalo-mineira, preservando e valorizando a identidade local. 

As Cidades Criativas da Unesco

Além de Florianópolis e Belo Horizonte, outras duas cidades brasileira detém o título de Cidade Criativa da Unesco na modalidade de gastronomia: Paraty (RJ) e Belém (PA). 

No mundo inteiro, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se divide em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No total, 295 cidades de 90 países integram a listagem. Doze delas ficam no Brasil: Florianópolis, Belo Horizonte, Paraty e Belém (no campo criativo da gastronomia); Brasília, Curitiba e Fortaleza (no design); Salvador e Recife (na música); Santos (no cinema) e João Pessoa e Campina Grande (no artesanato e artes folclóricas).

Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por outras 14 entidades:

  • Prefeitura de Florianópolis;
  • Sebrae-SC;
  • Senac-SC,
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC);
  • Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC);
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL);
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul);
  • Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau/
  • Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
  • Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel);
  • Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10).


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *