Greve da Comcap é contra a população, diz associação empresarial
22/09/2021
Projeto REMAR: Perspectivas para o planejamento urbano – Cidade e Orla
22/09/2021

Santos traz para o debate a experiência da cidade em cinema

Na quarta-feira, 22/09, aconteceu a quarta live de aquecimento para o Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro. A live foi ao ar pelo canal do YouTube Via Estação Conhecimento UFSC. A ideia com esses encontros é fomentar o intercâmbio entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas – no caso, o Objetivo 11, que envolve cidades e comunidades sustentáveis.

Assista a live completa no vídeo abaixo:

Participaram do debate a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino e Clarissa Stefani, Via Estação Conhecimento UFSC. Selley falou da experiência da cidade no cinema. Santos é a única cidade brasileira que é cidade criativa em cinema, da rede Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Florianópolis faz parte da Rede Unesco de Cidades Criativas na área da gastronomia desde 2014. A Rede completa inclui 246 cidades de 80 países. São sete as áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. O Brasil participa da rede com cidades no campo criativo da gastronomia (Florianópolis, Paraty, Belo Horizonte e Belém), design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), música (Salvador), cinema (Santos) e artesanato e artes folclóricas (João Pessoa).

Eventos celebram o Ano Internacional da Economia Criativa

A live de 22/09 faz parte de uma série de eventos preliminares para movimentar o debate sobre territórios criativos. A ideia é celebrar o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela ONU em 2021. Estas lives ocorrem todos os meses até novembro, quando acontece o Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável, nos dias 18 e 19. 

Territórios criativos são espaços que sofreram transformações em sua aparência e ganharam uma estética diferenciada, de forma a promover um espaço urbano vibrante e mais dinâmico para as pessoas que ali circulam. O resultado disso é visível: ambientes assim ajudam a valorizar a identidade de uma região, facilitam a formação de ecossistemas, permitem a identificação e aproximação dos atores da economia criativa e potencializam a criatividade e os processos de inovação. Além disso, ainda são capazes de contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico local.

A primeira live de aquecimento para o Encontro Internacional, em junho, abordou os territórios criativos e o funcionamento da rede de cidades criativas da Unesco e teve a participação da coordenadora de cultura da Unesco, Isabel de Paula. A segunda live, em julho, apresentou a experiência das primeiras cidades brasileiras a se inserirem na Rede Unesco de Cidades Criativas. Na ocasião participaram a coordenadora geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, Anita Pires, também presidente da Associação FloripAmanhã, e o coordenador geral do programa em Curitiba, Guilherme Zuchetti. A terceira, que aconteceu em 25/08, abordou a experiência de Belo Horizonte (MG) e Paraty (RJ), que assim como Florianópolis, também são consideradas pela Unesco como impulsionadoras da criatividade para o desenvolvimento sustentável no campo da gastronomia. 

O encontro foi promovido e organizado pelo grupo VIA Estação Conhecimento da UFSC e pelo Distrito C–Urbs Nova de Porto Alegre e possui apoio da Rede de Economia Criativa de Florianópolis (REC Floripa) e do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, do qual a Associação FloripAmanhã faz parte.

Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia:

Associação FloripAmanhã

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Secretaria Municipal de Turismo

Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC

Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC

Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis

Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC

Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO

Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC

Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL

Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau

Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC

Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região – CRN10

Rede de Economia Criativa de Florianópolis (REC Floripa)

A REC Floripa surgiu na capital catarinense como um grupo de instituições interessadas em direcionar ao poder público iniciativas e conteúdos voltados para o desenvolvimento da cidade. O grupo se propõe a ser um espaço de troca de informações e fomento de um crescimento sustentável de Florianópolis. Veja as entidades participantes da REC Floripa:

Associação FloripAmanhã

Vertical de Economia Criativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – CDL Tech

API Economia Criativa – CDL

Distrito 48

Instituto Pe. Vilson Groh (IGV)

Sebrae

Anima/Unisul

Senac

UDESC

UFSC

TV UFSC

Consultores

Fabrício Flores Nunes

Marcelo Bohrer



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *