Câmara Municipal aprova por unanimidade Moção de Aplauso à Associação FloripAmanhã
08/07/2021
Prefeitura irá incluir quase 300 horários de ônibus aos sábados
09/07/2021

Dando sequência à série de encontros que antecedem o Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável, a ser realizado em novembro, a VIA Estação Conhecimento com apoio da Rede de Economia Criativa de Florianópolis (REC Floripa) e do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, dos quais a Associação FloripAmanhã faz parte, recebeu para uma live, o Programa Curitiba Cidade Criativa Unesco Design, representado por Guilherme Zuchetti.

Assista a  live completa no vídeo abaixo:

A presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, e a professora Clarice Stefani, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e líder da VIA Estação Conhecimento, participaram da conversa, que foi transmitida no canal de YouTube da VIA. 

A conversa reforçou o caráter colaborativo da Rede Unesco de Cidades Criativas, iniciativa mundial que dá notoriedade a municípios por seu compromisso com a inovação em setores como turismo, gastronomia — caso de Florianópolis–, cinema, design, entre outros.

“Esse tipo de evento, de troca de ideias, é muito importante para demonstrar essa sintonia, demonstrar que nós queremos trabalhar juntos e que é possível”, afirmou Zuchetti. Segundo o representante de Curitiba, esta sinergia é o que faz as cidades criativas Unesco conseguirem “atingir resultados maiores do que se fizessem sozinhas”. 

Cidades criativas derrubam mito de que intercâmbio “é complicado”, diz Zuchetti

“Às vezes parece um pouco mito, ainda, essa questão da colaboração, seja ela bilateral ou multilateral, de que as coisas não funcionam, são muito complicadas. O exemplo das cidades criativas prova como realmente [a colaboração] é algo que funciona, que faz sentido e que traz resultado”, complementou.

Para a presidente da FloripAmanhã, muitas vezes pequenas iniciativas em uma cidade podem acender a faísca da criatividade também nas colegas da rede Unesco. A pandemia da covid-19, disse Pires, só aumenta a necessidade de colaboração.

“Principalmente agora que as cidades empobreceram, que as pessoas empobreceram muito com a covid, a gente tem que começar tudo de novo, tem que inovar, tem que ser criativo”, afirmou a presidente. 

Pires ressaltou ainda que, no contexto de desenvolvimento sustentável das cidades,  é preciso “ajudar o poder público a ajudar a vizinhança”. 

“Tudo isso faz parte desse debate que a gente faz, no sentido de estimular cada cidade a aprender cada vez mais e a gente poder contribuir também com as outras que precisam de ajuda.”

Florianópolis é cidade criativa Unesco da gastronomia

A capital catarinense integra desde 2014 este coletivo de cidades mundiais consideradas pela Unesco, braço da ONU para educação, ciência e cultura, como impulsionadoras da criatividade como estratégia para o desenvolvimento sustentável. Entre os locais participantes desta rede estão Berlim, na Alemanha, e Carrara, na Itália, por exemplo, além das cidades brasileiras Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema. 

“Florianópolis é uma cidade muito bem estruturada que soube aliar as expressões de seu patrimônio cultural à inovação”, afirmou Isabel de Paula, coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, que ressalta ainda que “é interessante ver como a cidade vem promovendo o desenvolvimento sustentável dentro das indústrias criativas, tendo a gastronomia como um de seus maiores patrimônios”.

Rede da Unesco alcança 80 países

A Rede Unesco de Cidades Criativas foi criada em 2004 e serve como uma plataforma internacional de intercâmbio entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. 

A rede é composta por 246 cidades de mais de 80 Estados-membros da Unesco, em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música.

No Brasil, além de Florianópolis, também estão no campo criativo da gastronomia Belém, Belo Horizonte e Paraty (RJ). Na área de design estão Brasília, Curitiba e Fortaleza. Salvador representa o país em música, Santos (SP) em cinema e João Pessoa em artesanato e artes folclóricas.

Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia:

– Associação FloripAmanhã

– Prefeitura Municipal de Florianópolis

– Secretaria Municipal de Turismo

– Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC,

– Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC,

– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC,

– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC,

– Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis,

– Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC,

– Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO,

– Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC,

– Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL,

– Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,

– Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau,

– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS,

– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC

– Conselho de Regional de Nutricionistas da 10ª Região – CRN10

Rede de Economia Criativa de Florianópolis

A REC surgiu na capital catarinense como um grupo de instituições interessadas em direcionar ao poder público iniciativas e conteúdos voltados para o desenvolvimento da cidade. O grupo se propõe a ser um espaço de troca de informações e fomento de um crescimento sustentável de Florianópolis. Veja as entidades participantes do REC Floripa:

  • Associação FloripAmanhã
  • Vertical de Economia Criativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)
  • Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
  • CDL Tech
  • API Economia Criativa – CDL
  • Distrito 48
  • Instituto Pe. Vilson Groh (IGV)
  • Sebrae
  • Anima/Unisul
  • Senac
  • UDESC
  • UFSC
  • TV UFSC

Consultores

  • Fabrício Flores Nunes
  • Lucas Passold
  • Marcelo Bohrer


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *