Chefs elegem ostras in natura como símbolo da gastronomia local
24/06/2015
Vereadores aprovam lei de diretrizes orçamentárias
25/06/2015

Seminário e Oficina Criativa buscam valorização da gastronomia e cultura regional

O Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de Santa Catarina é uma iniciativa do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia através do Projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina. Tem o objetivo de debater os principais conceitos e valores relacionados com a gastronomia regional e gerar massa crítica para a criação coletiva de utensílios relacionados.

Será na próxima terça-feira (30/06), das 9h às 18h, no CEART/UDESC. A programação inclui “mesas redondas” com especialistas sobre Cozinha Tradicional e Açoriana; gastronomia contemporânea e Cultura e Gastronomia, além da apresentação do resultado final da pesquisa “Memória Sensitiva da Gastronomia de Santa Catarina”.

Também participarão do Seminário — com entrada franca e aberto ao público — doze renomados designers do Brasil e do exterior (Espanha, México, Argentina, Colômbia), que de 1º à 6 de julho irão desenvolver em conjunto com profissionais e estudantes locais um conjunto de utensílios para valorização da gastronomia regional através da Oficina Criativa Design + Artesanato + Gastronomia, no Ceart/Udesc. Apenas 20 vagas estão disponíveis para a Oficina, com solicitação de inscrição pelo email design.ceart@udesc.br. A oficina contará com suporte técnico de um grupo de seis ceramistas apoiados pelo SEBRAE e de seis rendeiras apoiadas pela UFSC.

“É uma ação que vai desencadear o processo de integração do design, artesanato e gastronomia, importante também pela participação das universidade, presença da UNESCO e contribuição dos artesãos que terão seu trabalho valorizado e devem ajudar a construir os utensílios”, afirma a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.

Soma de saberes para ampliar valor da Gastronomia local

“A proposta é promover o entrelaçamento de três atividades da economia criativa. O design intervindo na gastronomia, gerando trabalho e estimulando a demanda de produtos e utensílios artesanais, que produzidos localmente internalizam renda na comunidade”, explica o diretor da Associação FloripAmanhã, o designer Eduardo Barroso Neto.

O seminário será também uma espécie de briefing para os participantes da Oficina. “Como cada alimento tem uma história, uma origem, e uma forma de preparo que pode mudar de uma região para outra, entender essas diferenças e, em suas singularidades, descobrir o repertorio emocional das pessoas, e deles extrair valor, é o desafio proposto”, complementa Barroso. “O que buscamos será unir os saberes tradicionais das cozinhas com aquele presente nas oficinas artesanais. O sabor de uma soma de saberes, que toca não somente o palato, mas a alma das pessoas. Cada prato com uma linguagem formal e simbólica, que o distinguiam e o coloquem em valor”, acrescenta o diretor da FloripAmanhã.

Resultados esperados

A partir do seminário e do trabalho desenvolvido em seis dias de oficina, o objetivo do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia é criar novas produtos relacionados com os principais pratos da culinária de Santa Catarina, tais como: travessas, vasilhames, utensílios e complementos de mesa, na forma de coleções, cuja produção seja preferencialmente local e sua adoção pelos restaurantes comprometidos com o Programa.

“Dotar os pratos de uma referência simbólica, relacionada com a história ou a cultura do lugar, ampliando a percepção de seu valor”, resume Barroso. “O que se espera são artefatos que proponham uma solução relacionada com sua cultura de origem, estimulando a preservação de hábitos e tradições, porém aberta ao novo, as experimentações que enriquecem e ampliam o repertorio cultural”, conclui.

Realização e Apoio

O Seminário e a Oficina são uma realização da Associação FloripAmanhã e CEART/UDESC, com apoio do Sebrae, Prefeitura de Florianópolis, Estácio-Assesc, Floripa Convention, ABRASEL-SC, Costão do Santinho, IFSC, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), FIESC, UNISUL, CDL Florianópolis, Floripa Xperience e Vinícola Abreu Garcia.

FloripAmanhã e a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

A Associação FloripAmanhã foi a idealizadora e articulou diversas entidades para o trabalho que culminou com a conquista da denominação de Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Atualmente a Associação é a coordenadora técnica do Grupo Gestor do Programa, que conta com a participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UDESC e UNISUL.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

Em maio, Florianópolis foi eleita no Encontro anual da Rede Mundial de Cidades da Unesco, realizado em Kanasawa, no Japão, como a coordenadora da organização do coquetel da Assembleia Geral em comemoração aos 70 anos da Unesco, que acontece em novembro deste ano, em Paris.

Programação

Clique aqui para fazer download de documento Síntese com Programação Completa e Conceitos do Projeto Saberes e Sabores de SC

 

(Publicado por PMF, 25/06/2015)

Atualizada em 29/06

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *