Gean Loureiro recebe demandas de empresários de Florianópolis
23/08/2019
Meetup Social Floripa debate empreendedorismo social no Dia Nacional do Voluntariado
23/08/2019

Turismo gastronômico de Florianópolis ganha força com a Fenaostra

A gastronomia é uma espécie de linguagem universal usada pelos povos desde o surgimento das civilizações para explicar e valorizar costumes e culturas, preservar memórias, trocar e enriquecer experiências. Não à toa, muitas pessoas têm na culinária regional uma de suas motivações para a escolha do local de destino de férias ou de pequenos passeios.

Aliado ao desejo de explorar novos sabores, a necessidade de alimentação faz com que os gastos com comida estejam entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo, realizada em 2018, em 137 municípios brasileiros, incluindo as 27 capitais.

Outra pesquisa recente, promovida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicou que o Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros que visitaram o país no último ano, e os restaurantes foram aprovados por 96,4% deles, o que confirma a gastronomia como um importante ativo do turismo nacional.

Há décadas, Florianópolis percebeu o potencial de sua gastronomia, que antes se pautava unicamente em pratos à base de frutos do mar, mas que hoje vem ganhando novos sabores, adaptando-se com a influência de diferentes povos que escolheram a cidade para viver. Hoje, os tradicionais restaurantes das praias convivem com restaurantes de cozinhas internacionais, como a peruana, árabe, grega, tailandesa, japonesa, formando um rico cenário que agrada a moradores e turistas.

Trabalho conjunto fortalece gastronomia florianopolitana

O reconhecimento da culinária açoriana como marca da capital catarinense e a chegada de outras cozinhas globais não aconteceram de um dia para o outro. Foram necessários investimentos de órgãos da Prefeitura Municipal, associações, sindicatos, donos e funcionários de restaurantes.

— A Superintendência de Turismo é bem articulada com as entidades direta e indiretamente envolvidas com o setor, como a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares, e o Floripa Convention. A Prefeitura de Florianópolis apoia as iniciativas de entidades e organizações, como o Guia Abrasel, que é uma ferramenta de promoção extremamente importante para o destino turístico Florianópolis, e o Festival Brasil Sabor — explica superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius De Luca Filho.

O crescimento da diversidade da culinária levou Florianópolis a fazer parte da seleta Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, no quesito Gastronomia. Com isso, a capital de SC vem ganhando cada vez mais visibilidade internacional, tornando-se referência mundial e incrementando o setor turístico-gastronômico. Esse movimento impulsiona a qualificação profissional de quem já trabalha na área e incentiva a criação de novos empreendimentos, colaborando, assim, com o desenvolvimento sustentável da região.

(Leia matéria completa em G1SC, 21/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *