Local de uma possível quarta ponte em Florianópolis precisa ser analisado, afirmam especialistas
10/04/2019
IMA participa de reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente
10/04/2019

UNESCO avalia como muito bom trabalho do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia

Gastronomia de Florianópolis

Muito bom. Esta foi a avaliação que a UNESCO, órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, fez do trabalho realizado por Florianópolis como Cidade Criativa da Gastronomia, chancela recebida pela Capital catarinense em 2014.

A avaliação, enviada pela entidade em março de 2019, foi feita com base em relatório produzido pelo Grupo Gestor, coordenado pela FloripAmanhã. “Ficamos muito felizes por levar o nome de Florianópolis tão longe, em nível mundial e ter um retorno tão bom por termos cumprido o nosso compromisso com a UNESCO”, comemora Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã.

Florianópolis foi elogiada pelo trabalho desenvolvido através do Observatório da Gastronomia e foi indicado que compartilhe a metodologia com as outras cidades gastronômicas da rede a fim de tentar replicar esse esforço em nível global. O relatório da UNESCO considerou como grande força do que é desenvolvido em Florianópolis a organização de eventos e o networking de nível local e regional e também internacional com as outras cidades. Também destacou a conexão entre os setores privado, público, civil e educacional para criar comunidade e gerar conscientização sobre a Rede de Cidades Criativas e Metas de Desenvolvimento Sustentável.

Para Anita Pires, o fato de uma entidade internacional como a UNESCO elogiar é bom para todos e dá muito fôlego para dar continuidade ao trabalho. “A nota foi muito boa e isto fortalece a FloripAmanhã, os parceiros, o município e a própria prefeitura”, diz. “Também mostra que a gastronomia é fundamental como componente de uma cidade criativa ao lado da tecnologia e do turismo”.

Trabalhos desenvolvidos e apresentados à UNESCO

– Audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, onde o Programa Florianópolis: Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia foi pauta;
– Concurso Cultural Gastronômico Creative City;
– criação da Confraria Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia;
– Projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina;
– lançamento do Observatório da Gastronomia;
– Workshop Internacional de Segurança Alimentar;
– Programa ABRASEL Qualifica;
– Projeto Saberes, Fazeres e Sabores da Gastronomia na Comunidade Tradicional da Costa da Lagoa;
– 30º Encontro Nacional da ABRASEL;
– Projeto de Gastronomia na Costa do Sol Poente;
– Projeto Turismo de Base Comunitária na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis;
– Projeto Food Experience;
– Projeto Mapeamento da Cadeia de Suprimentos Gastronômica de Florianópolis;
– API Florianópolis (Arranjo Promotor de Inovação);
– SIM Florianópolis (Sistema de Inspeção Municipal);
– Projeto Caminho Cervejeiro Grande Floripa;
– Dia Internacional da Gastronomia Sustentável, com eventos desenvolvidos por parceiros;
– Núcleo de Inovação Cultural;
– Programa de Qualificação para Imigrantes e Refugiados.

Observatório da Gastronomia

Foi lançado em agosto de 2018 com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os parceiros e integrantes do Grupo Gestor. O Observatório é um importante instrumento idealizado pelo Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. O objetivo é mapear e compartilhar informações relacionadas à cadeia produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado, sociedade civil, universidades e organizações multilaterais para estimular negócios no setor e ampliar o conhecimento da realidade deste importante setor econômico.

Sobre o Grupo Gestor

O Grupo Gestor que desenvolve o projeto Cidade Criativa da Gastronomia, sob a coordenação da FloripAmanhã, conta com a participação de várias entidades. A integração dos diversos setores da sociedade gera um espaço de cocriação e coparticipação em todas as atividades produzidas pelo Grupo Gestor, o que traz resultados mais consistentes para o que a cidade se propõe na gastronomia, cultura, design, criatividade e turismo. A cooperação entre a rede local possibilitou, entre outras coisas, a criação do Observatório da Gastronomia, importante ferramenta para o desenvolvimento das estratégias e plano de desenvolvimento local e regional.

O intercâmbio com as outras cidades que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO contribui para o estímulo ao desenvolvimento baseado nos valores e cultura local. O aprendizado com as boas práticas compartilhadas eleva o nível de qualidade e profissionalismo de como são tratados os planos de ação de Florianópolis.

De acordo com Anita Pires uma cidade criativa é aquela que “desenvolve a economia criativa, que é a que mais cresce no mundo e mais gera empregos e riquezas para uma região, garantindo ao mesmo tempo a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das pessoas. É uma economia que explora o conhecimento, a inteligência das instituições e das pessoas para construir uma cidade com bem estar social.”, explicou lembrando que este sempre foi um dos motes de trabalho da FloripAmanhã.

Participam do Grupo Gestor:

Prefeitura Municipal de Florianópolis
ABRASEL/SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina)
CDL/Florianópolis (Câmara de Dirigentes Lojistas)
CEART/UDESC
Faculdade Estácio de Sá
Fecomércio/SC
Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau
IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina)
SANTUR
SEBRAE/SC
SENAI
SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis)
UFSC
UNISUL

Baixe o relatório completo: Unesco_Relatorio_Florianopolis.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *