TRF-4 anula decisão e mantém penhora de bens da Comcap mesmo com transformação de empresa de economia mista em autarquia
28/11/2018
Ciclo de encontros sobre futuro do turismo chega a Florianópolis nesta quinta (29/11)
28/11/2018

1ª edição do Ecomida será no próximo dia 30 de novembro

A 1ª edição do Ecomida será no dia 30 de novembro, sexta-feira, das 10:30h às 19h, na Rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis. O evento é promovido pelos estudantes da segunda fase do curso de Gastronomia da Faculdade Estácio Ilha.

A ideia do projeto surgiu durante uma disciplina em que os alunos de gastronomia teriam que criar um evento gastronômico sustentável. A principal proposta é mostrar que é possível preparar uma Gastronomia com sabor e ao mesmo tempo saudável, respeitando as tradições culturais de cada região, adaptando às receitas das cozinhas de vários lugares do mundo com a nossa realidade local.

A Coordenadora Beth Diamantopulos Neme conta que Isso só é possível se respeitarmos e valorizarmos os produtores locais, assim desenvolvemos a economia da região e encurtamos a cadeia de distribuição de alimentos, evitando desperdício, o que resulta em alimentos mais frescos, mais acessíveis economicamente e que estão disponíveis em maior quantidade na época e com valores nutritivos mais preservados. Só Utilizamos alimentos orgânicos, peixes frescos e nativos da região, adquirimos produtos de empresas que se preocupam em desenvolver ações de sustentabilidade na sua produção, respeitando assim a natureza e seus clientes. Os alunos tiveram a preocupação de aproveitar o alimentos integralmente e os rejeitos orgânicos serão depositados em composteiras que fazem parte do Projeto “Clube da Horta”, também desenvolvido pelos alunos de Gastronomia dentro da faculdade Estácio da Ilha.

Além dos insumos foi priorizado a utilização de um menor número de embalagens sendo utilizadas embalagens com produtos mais facilmente recicláveis e ou biodegradáveis e copos retornáveis, diminuindo o volume de lixo produzido e principalmente, sem poluir a natureza.

No cardápio, diversos pratos com valores de até R$ 20,00, entre eles, tartelete de carne de siri, bobó de camarão, abóbora cabotiá e alho poró, burrito 100% artesanal, cordeiro na brasa com abóbora defumada e Salsa Criolla, focaccia com carne de jaca, Poke tradicional e vegano com a utilização de PANC’s, docinhos brasileiros e doce de vitrine com coulis de frutas e crumble de farinha de mandioca. Já as bebidas disponíveis serão, a novidade mais sustentável da “espumante de torneira”, cervejas artesanais da Ilha e soft drink – água e refrigerante. A cada bebida vendida, será revertido R$ 1,00 para a campanha de crianças portadoras de AME (Atrofia Muscular Espinhal) e que buscam arrecadar recursos para o tratamento.
Ainda, terão apresentações de músicos locais durante todo o período de realização da 1ª edição do Ecomida.

Serviço
O que: Evento de Gastronomia saudável e sustentável.
Data: 30/11, das 10h30 às 19h.
Local: Rua Vidal Ramos – Centro de Florianópolis

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *