Agenda de 04 até 10 de setembro de 2017
01/09/2017
SC-401: especialista lista 10 motivos para a rodovia ser uma das mais perigosas do Estado
04/09/2017

APA Baleia Franca realiza Oficina Setorial de Pesca Artesanal em Florianópolis

baleia-franca-670x268.png

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA Baleia Franca) irá realizar oficina do Setor de Pesca Artesanal do Sul da Ilha no próximo dia 5 de setembro, terça-feira. A FloripAmanhã é uma das entidades com representação no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca.

O objetivo é reunir a comunidade pesqueira do sul da Ilha de Santa Catarina para buscar maior engajamento dos pescadores artesanais na gestão da APA e elaboração do plano de manejo da região. As oficinas setoriais vem sendo promovidas desde agosto de 2016, reunido o Conselho Gestor com os mais diversos atores do território. A oficina está marcada para as 19 horas, no rancho de pesca da praia do Pântano do Sul.

 

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina e foi criada pelo decreto federal s/nº em 14 de setembro de 2000. Com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão.

As finalidades da APA da Baleia Franca são: proteger em águas brasileiras, a baleia franca austral (Eubalaena australis); ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região; ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas; ordenar o uso turístico e recreativo, além de desenvolver as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.

Em sua rota migratória reprodutiva, a baleia franca passa pela região entre os meses de junho e novembro. As riquezas naturais protegidas pela APA vão além da Baleia Franca, incluem outras espécies de animais e vegetais nativos, promontórios, costões rochosos, praias, ilhas, lagoas, banhados, marismas, área de restinga, dunas, além de sítios arqueológicos, como os sambaquis e as oficinas líticas.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *