Encontro discute Agricultura Urbana
27/06/2016
Manifestantes dão ‘abraço’ em beach clubs de Jurerê Internacional para protestar contra demolição
27/06/2016

Mais dois pontos são liberados para cultivo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões, em Palhoça

Mais dois pontos foram liberados, neste domingo (26), para o cultivo de todos os moluscos, informou a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. A desinterdição total foi autorizada na Praia do Pontal e na Praia do Cedro, em Palhoça. Até então, apenas as localidades da Enseada do Brito e Barra do Aririú, no mesmo município, estavam liberadas para comercialização e consumo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões.

Na sexta-feira (24), a secretaria ainda anunciou a liberação, apenas para o cultivo de ostras, na Ponta do Papagaio (Palhoça), Caieira da Barra do Sul, Costeira do Ribeirão, Freguesia do Ribeirão, Barro Vermelho, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Praia do Forte (Florianópolis), e em São Miguel (Biguaçu). O restante do litoral permanece com a restrição pela presença da toxina diarréica (DSP) nos moluscos bivalves.

A toxina diarréica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dynophysis. Quando acumuladas por organismos filtradores, como ostras e mexilhões, podem causar um quadro de intoxicação nos consumidores.

Pontos liberados para cultivo de ostras, mexilhões, vieiras e berbigões

Palhoça: Barra do Aririú, Praia do Pontal, Praia do Cedro, Enseada do Brito.

Pontos liberados para cultivo apenas de ostras

Biguaçu: São Miguel

Florianópolis: Caieira da Barra do Sul, Costeira do Ribeirão, Freguesia do Ribeirão, Barro Vermelho, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Praia do Forte

Palhoça: Ponta do Papagaio

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 26/06/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *