Fatma desaprova manifestantes que desmontaram passarela no Sul da Ilha, em Florianópolis
04/10/2011
Capacitação gratuita para micro e pequenas empresas do turismo
05/10/2011

Floripa2030: Três anos de mobilização

Por Zena Becker, Presidente da Associação FloripAmanhã
O mês de setembro marcou três anos de lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região – Floripa 2030, um documento construído coletivamente através da realização de quatro oficinas — que contaram com mais de 148 profissionais voluntários de 84 instituições. Neste momento é importante destacar que as estratégias levantadas no Floripa2030 continuam sendo trabalhadas e observamos também serem norteadoras para definir projetos da iniciativa privada ou do poder público e ainda basearem as ações em que atuamos na Associação FloripAmanhã.
Além das diretrizes do Floripa2030 integrarem o Plano Diretor de Florianópolis, suas premissas são observadas também no projeto do Jardim Botânico, parceria entre a iniciativa privada e o poder público estadual; na discussão no Conselho de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis com a integração dos municípios para definir prioridades nas áreas de saneamento e infraestrutura; também no projeto Vita ET Otium – Exercícios propositivos físico-espaciais para o Litoral Catarinense, desenvolvido pelo Instituto Silva Paes, entre outros.
Cabe ressaltar algumas iniciativas da FloripAmanhã com alicerce nas premissas do Floripa2030, como o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade. Com 11 entidades no Grupo Gestor, o Fórum trabalha por uma “Lei da Paisagem”, revitalização do patrimônio histórico e fortalecimento do órgão de planejamento urbano com visão regional.
Outra consequência direta das premissas do Floripa2030 é o Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis, que conta com a participação de 103 integrantes e tem como objetivo ter a gestão sobre os resíduos sólidos de Florianópolis consolidada como política pública, com legislação específica, participação da sociedade, fiscalização efetiva e resultados mensuráveis, construindo sustentabilidade plena.
Vale destacar ainda a atuação no Programa “Adote uma Praça”, com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores – premissas visíveis na Praça Celso Ramos, Praça XV de novembro, Largo da Alfândega, entre outras.
Para concluir, não podemos deixar de citar o trabalho contínuo para implantação do Gerenciamento Costeiro, Plano de Ordenamento Náutico e Projeto Orla, além dos esforços pioneiros para implantação da Reserva de Biosfera em Ambiente Urbano em Florianópolis e da inclusão de Florianópolis na Rede Mundial de Cidades Criativas como Cidade UNESCO da Gastronomia, trabalho que sem dúvida frutificará, como está frutificando o Programa Água e Educação, em parceria com a UNESCO e a Fundação WET. Em novembro de 2010 o Floripa2030 já teve sua importância e pioneirismo reconhecidos através do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, um prêmio de abrangência nacional promovido pela Câmara de Comércio Brasil/Alemanha.
Podemos afirmar que o Floripa2030 está cumprindo seu papel de nortear, mobilizar e sensibilizar sobre a importância do planejamento integrado e a longo prazo como um processo de construção de estratégias de desenvolvimento econômico, sócio-cultural e urbano-territorial, articuladas entre si e orientadoras do desenvolvimento sustentável de Florianópolis e sua região.
(Uma versão reduzida deste artigo foi publicada no Diário Catarinense no dia 03/10/2011, no De Olho na Ilha e no site de Ruschel e Associados – Negócios e Sustentabilidade)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *