Famílias esperam ligação de luz
09/09/2009
Construção do Elevado sobre o Trevo Seta
09/09/2009

Governador fala sobre a lei ambiental

Pioneiro na criação de um código ambiental estadual, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, provocou aplausos durante uma audiência pública na Câmara.

O governador explicou como funciona a legislação catarinense que está servindo de inspiração para projetos de lei que criam um novo Código Ambiental Brasileiro.

– O código criado em Santa Catarina não é obra da minha cabeça. É fruto do medo, da angústia e da opressão que vive o agricultor catarinense – disse o governador para uma plateia de parlamentares e lideranças ruralistas.

Durante meia hora, Luiz Henrique mostrou como funciona a atividade produtiva no Estado. Segundo ele, Santa Catarina ocupa apenas 1,13% do território brasileiro e é o quinto produtor nacional de alimentos. Com esses números, ele justificou a necessidade de regras próprias sobre a questão ambiental e a manutenção das áreas produtivas.

Representantes da Cooperativa Regional de Itaipu, no Oeste de Santa Catarina, mostraram exemplos das mudanças promovidas pelo código local. Segundo a cooperativa, em uma propriedade de 9,7 hectares, 36% da área foi considerada imprópria ao plantio, levando em conta o código estadual. Se o atual Código Florestal fosse implementado, perderia 49%.

– Ou fazíamos um código ambiental, ou inviabilizaríamos a agricultura, o que provocaria a favelização de Santa Catarina – disse o governador.

Ministro é favorável à regionalização

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, se manifestou a favor da regionalização das regras ambientais:

– Sinto muito que apenas um governador tenha tido a iniciativa de fazer a sua própria lei.

O ministro não escondeu as divergências que tem com seu colega do Meio Ambiente, Carlos Minc. Stephanes considera muito difícil que o código completo seja votado até dezembro. Para isso, defende a aprovação de alguns pontos específicos, como a possibilidade de compensação em outras áreas.

O projeto de lei que prevê as mudanças é de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária. Se aprovada, a proposta substituirá o Código Florestal Brasileiro, alterando as proporções entre as áreas para o plantio e de preservação ambiental.

(DC, 09/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *