Com a palavra, os leitores
29/05/2009
FloripAmanhã explica Floripa 2030 para prefeitos e vereadores
29/05/2009

Bandeira Azul: poucos dias para o prazo final

A FloripAmanhã alerta mais uma vez todos os envolvidos no Programa Bandeira Azul que as três praias-piloto de Florianópolis – Santinho, Jurerê Internacional e Mole – podem não obter esta certificação caso a documentação com os 29 critérios cumpridos não seja entregue no dia 26 de junho, o prazo final divulgado pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR), responsável pelo programa no Brasil. De acordo com o IAR, os critérios que ainda não foram cumpridos — mas que estão em andamento — serão aceitos pela FEE, coordenadora internacional do Bandeira Azul, desde que haja comprometimento em apresentar, até 15 de novembro, o critério cumprido. Faltam cerca de 15% dos critérios, relacionados com a parte operacional, de responsabilidade do poder público. Em reunião realizada no dia 21/05 na FLORAM, ficou definido que o operacional do Bandeira Azul fica com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o institucional com a Secretaria de Assuntos Internacionais da Prefeitura. Leia mais.

logo-ba_corel11-dez-2008A FloripAmanhã alerta todas as pessoas envolvidas com a certificação Bandeira Azul que as três praias-piloto de Florianópolis – Santinho, Jurerê Internacional e Mole – podem não obter a bandeira caso a documentação com os 29 critérios cumpridos não seja entregue no dia 26 de junho, o prazo final divulgado por Marinez Scherer, do IAR (Instituto Ambiental Ratones), entidade responsável pelo programa no Brasil.

De acordo com o documento, os critérios que ainda não foram cumpridos – mas que estão em andamento – serão aceitos pela FEE, coordenadora internacional do Bandeira Azul, desde que haja comprometimento em apresentar, até 15 de novembro, o critério cumprido. Esta medida, a “carta de pedido de exceção”, pode agilizar o trabalho, mas desde que haja comprometimento.

“As agentes promotoras cumpriram sua parte, mas falta a parte operacional, que é a ferramenta que cumprirá os 15% dos itens que faltam”, salienta Otavio Ferrari Filho, coordenador da Câmara de Meio Ambiente da FloripAmanhã, agente promotora da praia do Santinho.

Este trabalho é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Florianópolis, já que, em todo o mundo, é o poder público municipal da cidade da praia-piloto que assume o comando da candidatura. Em reunião realizada no dia 21/05 entre os profissionais envolvidos neste processo na FLORAM, ficou definido que o operacional fica com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o institucional com a Secretaria de Assuntos Internacionais da Prefeitura.

“No papel está tudo certo, mas é necessário trabalho árduo nesta reta final, caso contrário corre-se o risco de perder três anos de trabalho’, diz Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.

Confusão com a data para entrega de prazo pode atrapalhar, já que foi divulgado que a data seria 15 de julho, sendo que o último ano consiste em prorrogação do prazo – marcado inicialmente para junho de 2008 – mas que foi esticado devido à lentidão do processo.

(Publicado também por DeOlhoNaIlha em 01/06/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *