Desperdício de água pode render multas na Capital
21/12/2007
Floripa do futuro
02/01/2008

Florianópolis de amanhã

Artigo de Dorvalino Furtado Filho, Diretor de comunicação da ONG FloripAmanhã (AN, 22/12/2007)

Um grupo que ama Florianópolis, dos mais diversos setores da Capital, criou esta organização não-governamental (ONG), que, junto a voluntários, trabalha para uma Florianópolis mais preservada, planejada, inovadora e segura. Entre os projetos está o de fortalecer o Programa O Homem e a Biosfera, da Unesco, tendo como foco a cidade de Florianópolis. Outra ação é a defesa da Lei de Gerenciamento Costeiro e o Plano de Ordenamento Náutico, além dos debates e apoio ao desenvolvimento do turismo e da tecnologia.

Um dos desafios da ONG FloripAmanhã é o de extrair o melhor dessas vocações, aliando-a a políticas públicas e protagonismo social, objetivando alcançar uma sociedade mais sustentável. A comunidade e a ONG estão conscientes de que já existe uma fragilidade na Capital pela falta de planejamento, compromisso com o meio ambiente e um protagonismo dessa sociedade e dos gestores públicos.

É por isso que a FloripAmanhã entra na corrida para conquistar uma bandeira azul para Florianópolis na temporada 2008/2009. A bandeira azul é um selo de certificação ambiental para promover a qualidade de praias e marinas, e assim contribuir para a melhoria dos ambientes costeiros. No Brasil, dez praias são candidatas, e três delas ficam na Capital: Santinho, Jurerê e Mole.

Quem coordena o processo no País é o Instituto Ambiental Ratones (IAR), também de Florianópolis, que seleciona para cada praia-piloto uma ONG responsável por colocar em prática os 29 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE) – entidade que lançou o selo na França, em 1985.

A ONG FloripAmanhã quer e contribui para o exercício da cidadania e da democracia, não somente pelos voluntários que desempenham trabalhos de significado incomensurável, mas porque ama Florianópolis. Justo por isso, junto aos segmentos que respeitam a Capital, a FloripAmanhã já trabalha para um futuro promissor, identificando sua verdadeira vocação, respeitando o meio ambiente, o desenvolvimento sustentado e a justiça social, visando a assegurar qualidade de vida para os florianopolitanos.

As ações, as metas e os projetos estão indo ao encontro desses objetivos primordiais, para que num significativo debate com os segmentos importantes da sociedade encontrem-se soluções para as mais diversas áreas, entre elas: meio ambiente, turismo, esporte, ordenamento náutico, educação, cultura, segurança pública e saúde, bem como a elaboração de um plano diretor que esteja à altura dos desafios que a nossa cidade tem pela frente. A ONG estimula o plantio de árvores, a cortesia e o respeito no trânsito.

Entre outros projetos em andamento estão: Adote uma Praça, Adote uma Rua, Plante uma Árvore e Embeleze sua Escola. Outra ação é o Museu Digital de Florianópolis, que visa a oferecer para moradores e turistas uma visão abrangente e moderna da história, da cultura, da geografia, das atrações turísticas, da realidade e do imaginário da cidade, que é extremamente rico. A ONG FloripAmanhã tem muitas metas para chegar à cidade que todos desejam.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *