Seis vezes Floripa com Tarcísio Schmitt
29/10/2007
Metrô
30/10/2007

Bandeira AzulA partir deste ano a FloripAmanhã entra na corrida para conquistar uma Bandeira Azul para Florianópolis na temporada 2008/2009. A Bandeira Azul é um selo de certificação ambiental para promover a qualidade de praias e marinas, e assim contribuir para melhoria dos ambientes costeiros. No Brasil, dez praias são candidatas (veja lista abaixo), e três ficam em Florianópolis: Santinho, Jurerê e Mole.

Quem coordena o processo no país é o Instituto Ambiental Ratones (IAR), também de Florianópolis, que seleciona para cada praia-piloto uma Ong responsável por colocar em prática os 29 critérios estabelecidos pela FEE (Foundation for Environmental Education) – entidade que lançou o selo na França, em 1985.

A FloripAmanhã será a Ong parceira do IAR na busca da Bandeira Azul para a praia do Santinho, no Norte da Ilha. Os critérios a serem cumpridos são divididos em quatro grupos: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e serviços e equipamentos. A Ong está concluindo o processo de documentação exigido pela FEE e em breve começa a buscar apoio para concretizar as ações.

A praia de Jurerê e a Praia Mole deverão ter como parceiras a Associação de Moradores de Jurerê Internacional (Ajin) e a Associação Verde Futuro, respectivamente.
Além de conferir um importante atrativo turístico à praia, a Bandeira Azul é a garantia um local limpo, seguro e com serviços e informações de qualidade.

As 10 candidatas brasileiras ao selo Bandeira Azul

– Jurerê Internacional (Florianópolis) – SC
– Praia do Santinho (Florianópolis) – SC
– Praia Mole (Florianópolis) – SC
– Praia da Tiririca (Itacaré) – BA
– Praia da Penha (Vera Cruz) – BA
– Praia do Forte (Mata de São João) – BA
– Ilha do Boi/Praia Grande (Vitória) – ES
– Castelhanos (Anchieta) – ES
– Prainha (Rio de Janeiro) – RJ
– Praia do Tombo (Guarujá) – SP

Saiba mais sobre a Bandeira Azul:

O que é Bandeira Azul? (fonte: IAR Brasil)

Site oficial Blue Flag (em inglês)

Bandeira Azul em Portugal (Wikipedia)

The Blue Flag: eco-label for beaches and marinas (brochura de 09/2007, em PDF)

Bandeira Azul na Europa (Guia Visite Europe).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *