A força do turismo
30/06/2006
Mananciais operam em 50%
30/06/2006

“A partir do final de dezembro, nenhum pescador pode ter acesso ao seguro desemprego sem a licença ambiental para as embarcações. O problema é que a maioria das embarcações de pequeno porte no Brasil não possuem este documento. Queremos uma solução do Ibama e da Seap”, disse o presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), Ivo da Silva.
O problema da falta de licença ambiental para exercerer a atividade foi debatido ontem (29/6) durante o “VI Encontro de Colônias de Pescadores”, que ocorreu em Florianópolis.

Do evento saiu um documento solicitando solução à Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na pesca do camarão por exemplo, estima-se que 70% das cerca de 2 mil em-barcações não possuem a licença para atuar.

Em Santa Catarina, a dificuldade de conseguir a licença é maior para os pescadores que capturam o camarão sete barbas, pela atividade se controlada. De acordo com o responsável pelos registros de embarcações da Seap, Witor Silva Dutra, 70% das embarcações que pescam camarão sete barbas no Estado não têm licença. “O pior é que esses pescadores exercem atividades apenas nesta área. Pela legislação, que foi feita com base em estudos, há um limite para a frota pesqueira. Os novos pescadores que pedirem a licença nós temos que negar”, disse.

O chefe de fiscalização do Ibama, Norton Luchina, disse que há muitas denúncias de pescadores atuando de forma irregular. “Há muitas denúncias, mas poucos fiscais para fazerem o flagrante”, afirmou. De acordo com o presidente da CNPA, o pedido de licença vai ser feito para embarcações que atuam há mais de quatro anos.
(Maurício Frighetto, A Notícia, 30/06/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. roselein termezana dias disse:

    gostaria de saber mais sobre a Conferencia Nacional

  2. roselein termezana dias disse:

    os pescadores do rio grande do sul tambem pedem socorro, pois ainda não possuem a licença ambiental para a pesca, da coloni de pescadoras z 25 rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *