Prefeitura estuda projetos de revitalização do Aterro da Baía Sul, em Florianópolis
01/09/2021
Voo de Florianópolis ao Chile será retomado
02/09/2021

Floripa, Vitória e Campo Grande têm novos ecopontos para eletrônicos

Com objetivo de expandir as ações de logística reversa e a conscientização da população sobre reciclagem, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) assinou termos de cooperação com três cidades: Florianópolis, em Santa Catarina, Vitória, no Espírito Santo, e Campo Grande, No Mato Grosso do Sul.

O objetivo é viabilizar a destinação final ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos por meio de ecopontos e pontos de recebimento de produtos de todos os portes.

O Decreto Federal 10.240/2020, publicado em fevereiro de 2020, que institucionaliza a logística reversa para eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o país num prazo de cinco anos, já seleciona para este primeiro ano de implantação alguns municípios e estados, para que as primeiras ações já comecem a ser aplicadas e, assim, seja criado um ecossistema de logística reversa sustentável no Brasil.

Santa Catarina

Em Florianópolis, quatro ecopontos da rede SMMA Comcap estão operando desde julho,  recebendo os eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros. Produtos de grande porte, como geladeira, máquinas de lavar, fogão e outros, podem ser levados aos ecopontos ou removidos por meio de agendamento domiciliar gratuito.

”Florianópolis já é a capital que mais recicla, a primeira a assumir metas lixo zero e a única que oferece coleta seletiva flex nas frações recicláveis, só vidro, só orgânicos e rejeitos. Essa parceria é fundamental para fazer avançar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, infelizmente, junto com móveis, ainda estão entre os principais itens descartados de forma irregular nas ruas da capital”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Os quatro ecopontos que recebem eletroeletrônicos em Floripa são:

  • Ecoponto Itacorubi: Rua Admar Gonzaga, 72 (das 7h às 19h)
  • Ecoponto Capoeiras: Rua Professor Egídio Ferreira, S/N (das 7h às 12h e das 13h às 19h)
  • Ecoponto Morro das Pedras: Rua Francisco Vieira, 198 (das 7h às 12h e das 13h às 19h)
  • Ecoponto Canasvieiras: Rua Desembargador Maurílio Coimbra, próximo ao Campo da AMOCAN (das 7h às 17h30)

Espírito Santo
Em Vitória, a coleta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que hoje se encontram em fase final de vida útil, será realizada na região através dos ecopontos de recebimento e também pelo agendamento via “Papa-Móveis”, que farão o serviço de recolhimento de produtos de todos os pesos e tamanhos.

O ecoponto da Unidade de Transbordo de Vitória, fica na rua São Sebastião, 405, no bairro Resistência. Quem não puder levar os eletroeletrônicos e eletrodomésticos até o local, pode solicitar a coleta pelo serviço de “Papa-Móveis” por telefone 156 ou WhatsApp (27) 99693-8953.

Mato Grosso do Sul
Na cidade de Campo Grande, os produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos serão recebidos pela Solurb, a concessionária responsável pela gestão de limpeza urbana da cidade. Já a Colecta, empresa referência em soluções integradas no tratamento de equipamentos para descarte final, será responsável pela parte de logística e a consolidação dos componentes para que a ABREE possa realizar a destinação final e ambientalmente adequada.

“Estamos muito felizes com a parceria com o munícipio de Campo Grande, a qual estabelece no acordo o uso de 5 ecopontos do município e pontos de recebimento na sede da Colecta. Toda a cadeia está com boas expectativas para que a cidade seja referência regional e nacional em reciclagem de eletrodomésticos e eletrônicos”, comemora Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

Veja quais são os os endereços dos pontos de recebimento em Campo grande:

  • Ecoponto Panamá: Rua Sagarana, esquina com a Av. José Barbosa Rodrigues, Bairro Panamá (de 2ª feira a sábado, das 8h às 18h)
  • Ecoponto Noroeste: Rua Piraputanga, esquina com a Rua Guarulhos, Bairro Jardim Noroeste (de 2ª feira a sábado, das 8h às 18h)
  • Ecoponto Nova Lima: Rua Pacajús, n. 194, Bairro Nova Lima(de 2ª feira a sábado, das 8h às 18h)
  • Ecoponto União: Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, Bairro União(de 2ª feira a sábado, das 8h às 18h)
  • Ecoponto Moreninha: Rua Copaíba entre as Ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, Bairro Moreninha(de 2ª feira a sábado, das 8h às 18h)
  • Sede Colecta: Av. Gury Marques, 3023 – Universitário CEP.: 79.063-000 – Campo Grande/MS

Para localizar pontos para o descarte correto de eletroeletrônicos, no Brasil, clique AQUI.

(CicloVivo, 01/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *