Prefeitura instala novo sistema de iluminação na Rua Silva Jardim
20/07/2021
Os reflexos positivos da vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis
20/07/2021

TRF4 nega recurso da Prefeitura de Florianópolis sobre Morro das Pedras

Situação do Morro das Pedras tem novo capítulo na Justiça – Foto:/Divulgação

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 19/07/2021)

O TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região) negou, na sexta-feira (16), recurso da Prefeitura de Florianópolis na ação que discute a situação da praia do Morro das Pedras, onde casas estão sob risco de desabamento por conta do avanço do mar.

Com a decisão do desembargador federal Rogério Favreto, fica mantida, portanto, a liminar que determinou ao município providências que impeçam a destruição dos imóveis.

O desembargador considerou que o caso é de interesse público, diferentemente do que vem sustentado pela administração municipal, que aponta dificuldade de investir dinheiro público nas propriedades particulares. “Foi determinada a intervenção do poder público sobre a praia, não sobre os imóveis, ainda que indiretamente tenha por objetivo proteger os imóveis mais afetados pela erosão, ao menos no curto prazo. A faixa de praia é bem público, de uso comum do povo, e encontra-se em situação de extremo perigo para todos que ali habitam ou frequentam”, escreveu Favreto.

O magistrado também questionou o uso dos embargos de declaração, recurso previsto no caso esclarecimentos de omissão, contradição ou obscuridade da sentença. “Na verdade, o embargante parece procurar “ganhar tempo” para adimplir com suas obrigações”, disse Favreto.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *