Florianópolis: Viva a ilha da magia
11/08/2009
Sem permissão para decolar
11/08/2009

Terminal atual prejudica o turismo de SC

O novo aeroporto da Capital só deve estar pronto em 2015. A estimativa é do presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Florianópolis, Tarcísio Schmitt.
Segundo ele, a ampliação de 1 mil metros quadrados, apelidada de “puxadinho” pelo trade turístico de Santa Catarina, foi feita para ganhar tempo, uma vez que o projeto do novo terminal está empacado.
– Eu vejo com preocupação este atraso. Foi feito um arremedo para que se use só aquela área até que as verdadeiras obras de ampliação saiam do papel. Não é pessimismo. Mas tentam nos enganar, acham que a gente não pensa. Pelo projeto, são seis etapas, e, do jeito que as coisas vão, só em cinco anos para estarem prontas – prevê.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SC), João Eduardo Mortiz, a Capital merecia ter ganhado um aeroporto novo há dois anos.
– Florianópolis foi escolhida o melhor destino turístico do país duas vezes e o 24º destino mais procurado do mundo (segundo o New York Times). Mas o nosso aeroporto é uma vergonha. Todos os turistas saem reclamando. Se voltam, eu não sei.
Esgotamento encarece o preço das passagens
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Ézio Librizzi lamenta que a capacidade esgotada do Aeroporto Hercílio Luz tenha tornado a Capital catarinense um destino muito caro.
– Os passageiros não podem aproveitar as vantagens dos programas de fidelidade das empresas aéreas porque as promoções nunca contemplam viagens com saídas e chegadas em Florianópolis – revela.
Librizzi alerta que a ampliação do aeroporto nem sequer mudou a configuração do saguão, apenas garantiu um alívio depois do embarque. O problema de gargalo nos portões (gates) e nas filas para fazer o check-in continuam os mesmos.
Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/SC), Eduardo Loch, a Infraero deveria acelerar as obras ou deslocar a movimentação para outros aeroportos.
– Também é preciso qualificar as pessoas que trabalham dentro do aeroporto para agilizar os processos de entrada e saída dos passageiros, aliviando um pouco o gargalo. O turismo está sendo prejudicado pelo aeroporto Hercílio Luz – explica.
(DC, 11/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *