Rodrigo de Haro restaura seu mosaico no reitoria da UFSC
Entre os anos 1995 e 1997, Ro-drigo de Haro e seu assistente Idésio Leal emendaram dias e noites pesquisando a história das Américas. Um dado se transformava em imagem na cabeça do artista, que era desenhada numa imensa parede e, depois, coberta com pequenos e coloridos pedaços de azulejo. Desta forma, eles criaram o espetacular mosaico que abraça o prédio da reitoria da UFSC, em Florianópolis. O trabalho é citado no livro Mosaicos Brasileiros, de Henrique Gougon, como uma das referências deste estilo no país.
Passados 12 anos, os dois artistas voltaram ao mesmo local para recuperar o mural. Na primeira fase, executada ao longo de 30 dias, a dupla restaurou a obra da parte frontal do prédio que conta a história das Américas.
– Me deram uma parede para narrar a história da América, mas fui além e comecei a contar a história das civilizações pré-colombianas – observa Rodrigo, enquanto contempla sua obra.
Nos próximos dias, o artista e seu discípulo vão retomar os trabalhos e dar pequenos retoques na obra que está no lado interno do hall da reitoria, onde parte de uma parede é dominada por um mosaico com a imagem de Catarina de Alexandria, padroeira dos estudantes e do Estado de Santa Catarina.
Mas a grande expectativa de Rodrigo está reservada para o dia 3 de agosto, quando ele não vai apenas restaurar mas, sim, refazer a obra Travessia, exposta na lateral da Sala dos Conselhos e do auditório.
– Vou quebrar a monotonia deste painel – planeja Rodrigo, que tem uma forma muito particular de trabalhar: a pesquisa vira imagem desenhada direto no suporte que vai receber o mosaico. Nada de fazer escala no papel.
Nos mosaicos de Rodrigo de Haro, as imagens parecem brincar com o espectador e, peça por peça, vão narrando a história das Américas por meio de relatos de viagens, lendas amazonenses, literatura colonial e poemas de autores contemporâneos. Há também fragmentos de textos do folclorista Câmara Cascudo, dos navegadores e cronistas Francisco Lopes de Gómara e Adelbert von Chamisso e dos escritores Raul Bopp, Pedro Port e Alcides Buss.
Intervir na própria obra encantou Rodrigo.
– A obra de arte está sempre em aberto – diz.
Mas ele não pretende parar por aí e planeja concluir o projeto original.
– Minha ideia é colocar mosaicos nas duas alas superiores. Pensei em retratar ali a órbita celeste e elementos da ópera O Guarani – conta.
Mas se os mosaicos imensos orgulham Rodrigo, os murais do pai Martinho de Haro, um dos mais expressivos pintores modernistas brasileiros, que estão no hall do prédio, são motivo de intensa emoção.
– É como devolvê-lo à minha intimidade. Estreitar os laços com quem foi meu modelo – comenta.
(DC, 17/07/2009)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |