Crescimento sustentável
14/11/2014
Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia realiza oficina
14/11/2014

FloripAmanhã participa de seminário para discutir planejamento metropolitano da Grande Florianópolis

Para debater propostas para o planejamento metropolitano da Grande Florianópolis, a FloripAmanhã se reúne com gestores públicos e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, na próxima quarta-feira, dia 19/11, das 14h até 22h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), no Plenário Deputado Paulo Stuart Wright. A criação da Região Metropolitana é um dos temas centrais do Seminário Cidades Metropolitanas, Democráticas e Participativas, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O evento oportuniza que representantes de entidades públicas e da sociedade civil organizada examinem estratégias de gestão integrada e compartilhem ideias de relevância coletiva.

A presidente da FloripAmanhã e coordenadora da comissão de mobilidade do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), Zena Becker, estará na mesa de discussões atuando como moderadora e apontando algumas contribuições da entidade, como a atuação para viabilização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus), que compila dados sobre como os moradores se deslocam entre as 13 cidades da região, e o projeto Floripa 2030, que recomenda uma série de ações estruturadas para o desenvolvimento econômico, urbano-territorial e sociocultural de Florianópolis.
“Conseguimos integrar diversas entidades da Grande Florianópolis por meio do COMDES, inclusive conquistando a aprovação da Lei da Região Metropolitana, sancionada em setembro. O despertar da consciência dos prefeitos para a importância do trabalho conjunto é um grande triunfo para nós. Além das ações integradas para a mobilidade urbana, também estamos interligando o setor de turismo por meio do Fórum de Turismo de Florianópolis (Fortur), que está focado na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e de qualidade do segmento na capital”, comemora Zena.
O presidente do CAU/SC, Ronaldo de Lima, acrescenta que “a aprovação da Região Metropolitana de Florianópolis foi um marco na história de Santa Catarina, por isso este é um momento ideal para propor soluções a fim de resolver as deficiências dos municípios de forma integrada e levantar necessidades em outras áreas metropolitanas do Estado”.
Também participam do evento o presidente da Alesc, deputado Romildo Titon, e representantes do governo estadual. Profissionais e graduandos de Arquitetura e Urbanismo também contribuirão com projetos relacionados à mobilidade urbana e espaços públicos. Para participar, inscreva-se aqui (ou aqui para estudantes).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *