Oficina do Programa Água e Educação aborda relação das pessoas com recursos hídricos
17/09/2012
Na escala de 0 a 5, população de Florianópolis dá nota 2,3 para serviços públicos da cidade
18/09/2012

Dia Mundial Sem Carro é realizado pelo oitavo ano

A Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com outros órgãos, está promovendo a semana do Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado em 22 de setembro. O intuito do evento é conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular. A iniciativa pretende que a população compreenda que quanto mais carros na rua, maior será o congestionamento, para dessa forma, entender os benefícios que se tem ao privilegiar o transporte público.

Programação

A programação para o Dia Mundial Sem Carro terá eventos entre os dias 16 e 29 de setembro. Entre eles está o projeto Educando no Ônibus, que ocorre de 17 a 21, em escolas da Capital. Desenvolvido pela Secretaria de Transportes de Florianópolis (SMTMT), a iniciativa visa instruir crianças e adolescentes da forma correta de utilizar o coletivo, ensinando-os a ceder lugar aos idosos e não rabiscar o transporte público.

Já no dia 22, além de material informativo para motoristas, entregue pela SMTMT, a empresa Floripa Express irá fazer passeio de motocicletas com deficientes visuais e o IPUF irá promover passeio ciclístico, com saída às 9h, em frente à Catedral Metropolitana. Ainda no sábado, a Ritmos organizou a 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, na UFSC.

Promovendo aos cidadãos a oportunidade de vivenciar a cidade de forma diferente, no dia 23, terá o Domingo Livre, em que um trecho da Beira-Mar Norte será liberado para atividades de lazer ao ar livre.

História

França, 22 de setembro de 1997. Franceses de uma organização não governamental criam a campanha “Na Cidade, Sem Meu Carro!”, incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos próprios não circulassem. A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição, resultou na criação da “Semana Europeia de Mobilidade”, pela União Europeia em 2002.

No Brasil, a ideia chegou em 2001 e no mesmo ano, onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.

(PMF, 17/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *