UFSC convida comunidade a discutir o seu plano diretor
24/04/2012
Contorno rodoviário de Florianópolis não fica pronto até 2015 aponta estudo da Fiesc
24/04/2012

Ministério Público investiga denúncia de crime ambiental em Jurerê Internacional

O MP (Ministério Público) recebeu denúncia de crime ambiental em Jurerê Internacional. A representação foi protocolada nesta segunda-feira (23) pela ambientalista Mari Paines, 52. Segundo ela, tocas de corujas foram fechadas em um terreno ao lado de uma boate. A área é utilizada como estacionamento em dias de festa. O caso será analisado pelo promotor Sandro José Neis.

Mari explica que cerca de 30 corujas habitavam o terreno antes das tocas serem lacradas. Atualmente, a ambientalista não consegue contar mais de seis ao mesmo tempo. Nesta segunda-feira, no final da tarde, apenas três aves foram avistadas. Nas áreas, de propriedade de uma construtora, apenas quatro tocas ainda servem como ninho. Uma delas estava fechada com folhas e mato. “Elas podem ter morrido sufocadas”, lamentou.

O caso chegou até Mari por intermédio da amiga Maria Elisabeth Martins. Ela conta que há o caso começou há três semanas. “Quando percebi que as corujas estavam desaparecendo, me aproximei das tocas. Só aí percebi a barbárie que estava ocorrendo. Alguém fechou os buracos com tocos de pau, pedra e cobriu com areia”, explicou por email. O terreno fica no final da avenida Búzios. “Sempre que tem festa, o gramado é utilizado como estacionamento”, ressaltou Maria.

As duas amigas contam que procuraram os órgãos ambientais e a polícia, mas nada foi feito. Nesta segunda-feira, resolveram pedir ajuda da Justiça. Elas também protestam nas redes sociais. No facebook, atualizam diariamente as fotos do caso. Mari explicou que sabe que a área é particular e que em breve receberá um empreendimento imobiliário. “Eles tem que contratar uma empresa especializada e encontrar um habitat adequado para as corujinhas”, alertou. Os proprietários da área não foram encontrados para comentar o assunto.

(ND, 24/04/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. fabiano nunes disse:

    É lamentável, tal fato ter ocorrido com os animais, com certeza uma atitude despressivel, contra os mesmos. Porem não se pode alegar que o proprietário do terreno ou o clube ao lado e ate mesmo a empresa responsável pelo estacionamento, tenham algo com esse crime ambiental, esse tipo de atitude só pode ser de vândalos que não se importam com o bem estar dos animais .

  2. Gabriela Cerutti Zimermann disse:

    Tem como vocês divulgarem o Facebook da campanha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *