Resgate da Orla
13/09/2007
Ilha vulnerável
14/09/2007

Programação da II Oficina de Desenho Urbano

Módulo II – Projetos em ateliê
De 5 a 7 de outubro de 2007, no Depto. de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

05/10 – 14h00: Palestra

Relação urbes x água: valorização de um patrimônio inestimável

> Arq. Ms.C. Betina Adams – IPUF
Arquiteta E Urbanista, com Mestrado em Geografia, Técnica do em Conservação Urbana E Arquitetônica do IPUF – Instituto De Planejamento Urbano De Florianópolis, Conselheira do ICOMOS/BR – International Council On Monuments And Sites ICOMOS/Brasil, Membro do Conselho Nacional de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura – Conselheira para Patrimônio Cultural.

Os trabalhos em ateliê contarão com equipes atuando nos segmentos, relacionados abaixo e demarcados nesta imagem obtida por satélite:

INSULAR
1º Segmento – Via Expressa Sul;
2º Segmento – José Mendes;
3º Segmento – Aterro da Baía Sul;
4º Segmento – Cabeceiras das Pontes (continental e insular)
5º Segmento – Beira Mar Norte(Forte São José até Ponta do Coral);
6º Segmento – Ponta do Coral até Trevo do Córrego Grande;

CONTINENTAL

7º Segmento – Saco da Lama até o Limite do Município
8º Segmento – Cabeceiras das Pontes até a Ponta do

Confira a imagem mostrando os segmentos da abrangência da II Oficina.

Módulo I: Realizado de 19 à 23 de setembro, no Auditório da FECOMÉRCIO.

Após quatro dias (aproximadamente 18h) recebendo e trocando informações com dez diferentes palestrantes, parte dos cerca de 160 arquitetos que participam da II Oficina de Desenho Urbano, partiram de escuna para, com a visão a partir do mar, identificar os principais empecilhos para o acesso à beira d´água. Outro grupo seguiu a pé por encostas de morro e Ponta do Coral. Um levantamento prévio aponta que cerca de 28% da orla não permite acesso de pessoas.

Estas incursões encerraram o primeiro módulo, que serviu de introdução para o segundo, que acontece de 5 a 7 de outubro no departamento de arquitetura e urbanismo da UFSC. Leia mais sobre o Módulo I.

Confira abaixo a programação já realizada:

19/09 – Quarta-Feira, 18h30: Solenidade de abertura

> Ildo Raimundo Rosa
Bacharel em Direito, Secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Diretor Presidente do IPUF.

> Anita Pires
Presidente Associação FloripAmanhã

Apresentação área de abrangência

> Arq. Cristina Maria Da Silveira Piazza
Presidente do IAB

Vídeo “A Cidade que Queremos” – Institucional SINDUSCON

> Hélio Bairros
Msc em Gestão Estratégica das Organizações – ESAG, Advogado (formado pela UFSC), Empresário, Presidente do SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis

Florianópolis e os Florianopolitanos – Quem somos e o que queremos ser

> José Nazareno
Diretor-Presidente do Instituto MAPA, Ex-Presidente da Fundação Pró-Florianópolis

Resultados da I Oficina de Desenho Urbano

> Arq. Silvia Ribeiro Lenzi
Graduada em arquitetura pela UFRG – Porto Alegre, Especialização em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano – IBAM Rio de Janeiro, Especialização em Gestão Ambiental – FLACAM – La Plata Argentina- não concluída, MBA em Gestão Urbana Habitacional e do Desenvolvimento Social – ÚNICA Fpolis, Foi Presidente do IPUF, Foi Presidente do IAB/SC

> Arq. Nelson Saraiva da Silva
Arquiteto da FAU/UFRGS, em 1969; Como estudante, em equipe, 1º prêmio em Concurso de Conjunto Residencial Integrado, promovido pelo BNH e IX Bienal de São Paulo, 1967. Integra a equipe de professores do ICA/FAU da UNB/Brasília, 1970. Menção honrosa Concurso da Sede do CONFEA – Brasília, 1971. Estágio no Instituto de Arquitetura de Veneza, estuda com Tafuri, aconselhando-se com Carlo Scarpa, diretor do instituto, 1972-73. Participa do Projeto da Universidade da Amazônia Ocidental, em Manaus, junto a Severiano Mário Porto Arquitetos Associados – RJ, 1974. Arquiteto da Eletrosul (Centrais Elétricas do Sul do Brasil) projetando, em equipe, vilas residenciais, relocação de cidades e vilarejos atingidos por reservatórios. Rio de Janeiro – Florianópolis de 1974-91. Cubo de Prata, Prêmio da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires – 1989, Projeto de relocação da cidade de Itá-SC, rio Uruguai, aprofundando linguagens arquitetônicas vernaculares das etnias fundadoras do lugar, 1980-90. Uma das equipes finalistas na 1ª etapa do Concurso Nacional de Propostas para Núcleo Urbano organizador do lado pobre da cidade de Campinas, 1989. Organiza, em equipe, a 1ª Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, com 150 arquitetos inscritos, Florianópolis 1994. Vence, em equipe, Concurso de Idéias para o Redesenho Urbano do Aterro da Baía Sul de Florianópolis, em 1996-97. Professor de prática de projetos urbanos e arquitetônicos, do Arq/UFSC desde 1979. Orientador projeto premiado no 8º Premio Paviflex / Concurso FADEMAC- ABEA, SP, 1995. Medalha do Mérito do Sistema CONFEA-CREAS, na 57ª SOEAA, Salvador-BA, 2000. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, 2006. Publica : artigo em Arquitetura UFRGS: 50 anos de histórias. Porto Alegre: UFRGS, 2002. Depoimento em Demetrio Ribeiro. Porto Alegre: IAB/RS/Livraria do Arquiteto. 2005. Em equipe, Anais da 1ª Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis. Florianópolis: Ed.Palotti, 1996.

Tratamento Paisagístico em Orlas

> Arq. José Tabacow
GEUP – Grupo de Estudos Urbanos e da Paisagem, da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, Estagiário, arquiteto colaborador e arquiteto associado do escritório de Roberto Burle Marx;Especialista em Ecologia e Recursos Naturais pela UFES; Doutor em geografia na área de concentração de Geoprocessamento, pela UFRJ.

Coquetel de Abertura

20/09 – Quinta-feira, 18 horas

Resultados da Pré-Oficina

> Arq. Elom Alano Guimarães
Coordenador da Pré-Oficina de Desenho Urbano – março de 2007, Sub-Coordenador da II Oficina de Desenho Urbano, Trabalho de Pesquisa relacionada a Desenho Universal

Bloco 01 – Legislação

Patrimônio da União

> Cláudio Marcus Schmitz
Geógrafo formado na UFRGS; Mestre em Geografia, com ênfase em análise ambiental, pela UFRGS, Geógrafo lotado na Gerência Regional do Patrimônio da União em SC, onde é membro da comissão de demarcação da LPM/1831 na Ilha de Santa Catarina (trecho Cacupé-Saco dos Limões)

Histórico do Patrimônio da União

> Humberto Pereira de Almeira
Administrador, Gerência Regional do Patrimônio da União

Plano Diretor

> Ildo Raimundo Rosa
Bacharel em Direito, Secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Diretor Presidente do IPUF

Aspectos do Gerenciamento Costeiro na Gestão Municipal

> Alexandre Mazzer
Coordenação Estadual do Gerenciamento Costeiro por 4 anos (2003-2006); Professor titular das disciplinas “Planejamento e Gestão de Ecossistemas Costeiros”, Geomorfologia e “ Oceanografia na Universidade da região de Joinville (UNIVILLE); Atual coordenador do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro de Joinville, via consultoria OAP-FUNDEMA/PM Joinville.

Plano Náutico

> Arq.º José Rodrigues da Rocha
Arquiteto e Urbanista – Universidade De Brasília – 1975; Pós-Graduação: Especialização Em Desenvolvimento Urbano E Regional – UFSC; Pós-Graduação Lato Sensu Em Gestão Urbana, Habitacional e Desenvolvimento Social – Única – Centro de Ensino Superior. Ocupação Funcional: Funcionário do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Desde sua Fundação em 1977, Tendo Exercido as Seguintes Funções: Coordenador de Projetos Executivos; Coordenador de Planejamento Territorial e Urbano; Coordenador de Controle e Avaliação; Supervisor de Programas Especiais; Diretor de Operações; Diretor de Planejamento; Gerente de Operações Viárias; Coordenador Geral do Convênio de Trânsito de Florianópolis.

Bloco 02 – Acessibilidade e Mobilidade

20h40: Acessibilidade

> Arq. Drª. Marta Dischinger
Doutorado em arquitetura na área do desenho universal na Chalmers University, Suécia; Mestrado em Design sobre brinquedos para reabilitação na HDK, Goteborg University, Suécia; Consultoria técnica junto ao IPUF nos anos de 1996/98 sobre condições de acessibilidade no centro de Florianópolis.

Transporte Marítimo

> Comandante Hamilton Jorge da Gama
Capitania dos Portos de Santa Catarina, Capitação de Mar e Guerra, Graduado em Ciências Navais, MBA em Relações Internacionais pela UFRJ, Tem sob seu Comando as Delegacias da Capitania dos Portos em Itajaí, São Francisco do Sul e Laguna

21h40 – Debate até 22h00

21/09 – Sexta-feira: Bloco 03 – Projetos para a cidade

18h00 – Mobilidade

> Eng. Carlos Eduardo Medeiros
Diretor de Operações do IPUF, Engº. Civil e de Transportes, Especialização em Eng. De Produção, Pós-graduação em Gestão de Trânsito.

Estação de Efluentes

> Eng. Jair Sartorato
Eng° Civil com especialização na Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, em Engª Sanitária e Engª Ambiental, Trabalha na CASAN há 35 anos, responsável pela Operação dos Sistema de Esgotos Sanitários de Fpolis durante 14anos, (1987 a 2001), Atualmente na Assessoria Técnica da Diretoria Técnica da CASAN.

4.ª Ponte

> Engº Celso Ramos Fonseca
Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Ex-Presidente da ACE, Ex-Presidente do CREA

Proposta de estudo para Veículo Leve sobre Trilhos
Proposta de Linha Piloto de Transporte Hidroviário
Transporte Marítimo
Ponte Via Expressa Sul – Aeroporto

> Silvio dos Santos
Gerente de Infra-Estrutura Aquaviária (Transportes Hidroviários e Marítimos) da Secretaria de Infra-Estrutura de Santa Catarina; Conselheiro suplente dos conselhos de autoridade portuária dos portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul. Consultor do Laboratório de Transportes da UFSC. Mestre em engenharia e doutorando pela UFSC. Especialização na França sobre Portos e Ferrovias. Foi engenheiro do Metrô-SP, Fepasa, Ferronorte e Figueiredo Ferraz. Foi professor de Planejamento de Transportes na Escola Politécnica da USP e no IME- Instituto Militar de Engenharia. Na Universidade Católica de Santos, exerceu a função de professor de Portos e Navegação Fluvial. Na UFSC, foi professor de Ferrovias e Portos, Rios e Canais. Na Única-Florianópolis professor de Transportes e Seguros do Curso de Administração em Comércio Exterior. Escreve semanalmente artigos sobre Ferrovias e Navegação Fluvial para o site www.portegente.com.br. Membro da AIVP Associação Internacional de Cidade e Portos. Destaques: Engenheiro do Metrô de São Paulo; Especialização na França; Professor de Planejamento de Transportes.

Porto de Florianópolis – resgate de uma vocação

> Arq. Ms.C. Lílian Mendonça
Mestre em Cadastro Técnico Multifinalitário – Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano na América Latina – Centro de Conservação Integrada Urbana e Territorial – Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – Universidade Federal de Permanbuco; Sócia da Prospectiva Arquitetura, Restauro e Consultoria Ltda.

19h45 até 20h15: Debate

22/09 – Sábado, 13 horas

Mesa Redonda: Tratamento de Orla

Desafios da Gestão Integrada da Orla – A experiência do Projeto Orla em Itajaí, SC.

> Ocean. Fabrício Estevão da Silva
Graduado em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Experiência de mais de 5 anos em trabalhos sócio-ambientais em Itajaí – SC; Atuando na Gerência e Execução de Projetos Sócio-Ambientais da Organização Não Governamental Voluntários Pela Verdade Ambiental, Itajaí, SC; entre 1997 e 2003; Autor e Coordenador do Projeto Golfinho voltado para a Educação em Segurança de Praias; atuando na Formação de instrutores gerência e coordenação de estudos e pesquisas para desenvolvimento e implementação de bases epistemológicas e metodológicas do Projeto, desenvolvido em conjunto com a UNIVALI e Corpo de Bombeiros de Santa Catarina; entre 1998 e 2005. Superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, SC desde agosto de 2006 até o presente momento. Responsável pela Gestão Ambiental Municipal e pela execução da Política Nacional de Meio Ambiente e seus desdobramentos institucionais de acordo com as diretrizes do SISNAMA. Veja as fotos apresentadas.

Aracajú

> Arq. Clarisse de Almeida
Graduada em 1982 com o Trabalho: Projeto e Revitalização do Terminal Portúario do Rio de Janeiro; Especialização em 1997 pela Unit X Uerj em Tecnologia Educacional; Especialização pela Ufla em 2003 em Paisagismo e Plantas Ornamentais; Especialização pela Unit em 2005 em Gestão Urbana e Ambiental

Destaques: Projeto de Reurbanização da Praia 13 de Julho; Projetos de Urbanização das Orlas Ribeirinhas de Crasto e Pontal; Projeto de Urbanização da Prainha De Canindé de São Francisco

A Experiência de Projetar e Revitalizar Orlas. Rio de Janeiro

> Arq. Rogério Gomes
Participou da equipe vencedora do concurso nacional Rio Orla em 1991; Foi assessor da subsecretaria especial de planejamento no Governo Marcelo Alencar 1994/98; Atualmente é diretor de projetos sênior e consultor na área de mobiliário urbano do escritório Sergio Dias.

15h00 até 15h30: Debate

Bloco 04 – Paisagem Urbana

15h30 – A ocupação das Encostas

> Arq. Lino Peres – UFSC
Doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México, Pesquisador e consultor na área da habitação e planejamento urbano(Plano Diretor), Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Membro do Grupo de Pesquisa SITUS, Representante suplente da UFSC(Observatório das Cidades) no Núcleo Gestor Municipal do Plano Diretor Participativo, Membro do Fórum das Cidades, Assessor do Fórum do Maciço do Morro da Cruz e de diversas comunidades

Paisagem Urbana – Florianópolis hoje

> Arq. Drª. Alina Santhiago – UFSC
Doutora pela Université de Paris I – Pantheon-Sorbone – França; Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFSC e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósARQ / UFSC.

Arte Pública

16h30 até às 17h00: Debate

17h00 – Intervalo para Café

Bloco 05 – Projetos para a cidade

17h30 – Sambaquis

> Arqueólogo Marco Aurélio N. de Masi
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina; Mobilidade de Pescadores Coletores Pré-históricos nas Costa Sulbrasileira. Ilha de Santa Catarina, Brazil. Arqueologia das Terras Altas do Sul do Brasil. O Baixo Vale do Rio Canoas, SC; Projeto de Salvamento Arqueologico, Duplicação BR-101 Trecho Sul, Palhoça-Passo de Torres SC.

Ponta do Coral – Hotel

> Arq. Roberto Rita
Presidente da Asbea; Residencial Aqua Marine; Casa do Gustavo Kuerten; Capela Ecumênica de Jurerê Internacional

Parque da Luz – Prefeitura

> Arq. José Tabacow
GEUP – Grupo de Estudos Urbanos e da Paisagem, da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina; Estagiário, arquiteto colaborador e arquiteto associado do escritório de Roberto Burle Marx; Especialista em Ecologia e Recursos Naturais pela UFES; Doutor em geografia na área de concentração de Geoprocessamento, pela UFRJ.

Ponte Hercilio Luz, Seu Entorno e suas conexões, Propostas e atrativos para turismo cultural e de aventura.

> Lúcio Dias da Silva Filho
Associação Amigos Parque da Luz
Idealizador do Tombamento da Ponte Hercílio Luz em conjunto e parceria Prof. Etienne Luis Silva a partir de setembro de 1985; Criador da proposta do “Museu Escola das Pontes e Acervo Histórico da Ponte Hercilio Luz; Fundador e colaborador da extinta VIDARTE hoje Associação Amigos do Parque Da Luz. Autor da proposta de implantação do S.M.U.C. – Sistema Municipal de Unidades De Conservação; Trabalhou pela Salvaguarda de vários e valiosos sítios arqueológicos como áreas de preservação permanente pública e reserva da natureza. Proponente e idealizador junto a Sra. Eleonora Schaefer da implantação do S.N.U.C. como R.P.P.N.( Reserva Particular Patrimônio Da Natureza) na Reserva Passarim em Paulo Lopes. Autor do processo que pede demolições das construções irregulares da orla e margens da Lagoa da Conceição, no M.P.F. Participações em Seminários de Defesa da Mata Atlântica em especial no S.O.S Mata Atlântica.
Autor da proposta ” DESMATAMENTO ZERO NA ILHA DE SANTA CATARINA; Co-autor do Sistema Integrado de Proteção ao Patrimônio Cultural e da Natureza da Grande Florianópolis. Autor da proposta do Tombamento Histórico e preservação do Patrimônio de Caldas da Imperatriz a partir da ponte do rio Cubatão.

> Arq. Cristina Pereira Oliveira

Museu Escola das Pontes e Acervo Histórico da Ponte Hercílio Luz e uma proposta de Edificação

Projetos Urbanos Estratégicos para a cidade de Florianópolis”
por Jaime Lerner Arquitetos Associados

> Arq. Vanessa Cardoso dos Santos Moreira Lima
Chefe da Assessoria de Projeto, Secretaria Municipal da Habitação e Saneamento Ambiental, Atuou como coordenadora da equipe técnica da prefeitura de Sao José para elaboração de seu novo Plano Diretor, Código de Obras e Código do Meio Ambiente em 2004, Mestre em Cadastro Técnico Multifinalitário – Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com a dissertação “Classificação de vazios urbanos utilizando SIG como apoio ao planejamento e gestão urbanos e à implementação do Estatuto da Cidade_ Estudo de caso do Município de São José – SC”, Arquiteta responsável pelo projeto “Cidade da Criança Complexo Esportivo & Revitalização da Passarela do Samba Nego Quirido”(aterro da baía sul), “Cidade do Idoso – Saco dos Limões ” (aterro da via Expressa Sul), Praça do Memorial ao Papa João Paulo II e a Beatificação de Santa Paulina” (aterro da baía sul – ao lado do Terminal Central)

Projeto do Aterro

Arquiteto da FAU/UFRGS, em 1969;
Como estudante, em equipe, 1º prêmio em Concurso de Conjunto Residencial Integrado, promovido pelo BNH e IX Bienal de São Paulo, 1967. Integra a equipe de professores do ICA/FAU da UNB/Brasília, 1970. Menção honrosa Concurso da Sede do CONFEA – Brasília, 1971. Estágio no Instituto de Arquitetura de Veneza, estuda com Tafuri, aconselhando-se com Carlo Scarpa, diretor do instituto, 1972-73. Participa do Projeto da Universidade da Amazônia Ocidental, em Manaus, junto a Severiano Mário Porto Arquitetos Associados – RJ, 1974. rquiteto da Eletrosul (Centrais Elétricas do Sul do Brasil) projetando, em equipe, vilas residenciais, relocação de cidades e vilarejos atingidos por reservatórios. Rio de Janeiro – Florianópolis de 1974-91. Cubo de Prata, Prêmio da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires – 1989, Projeto de relocação da cidade de Itá-SC, rio Uruguai, aprofundando linguagens arquitetônicas vernaculares das etnias fundadoras do lugar, 1980-90. Uma das equipes finalistas na 1ª etapa do Concurso Nacional de Propostas para Núcleo Urbano organizador do lado pobre da cidade de Campinas, 1989. Organiza, em equipe, a 1ª Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, com 150 arquitetos inscritos, Florianópolis 1994. Vence, em equipe, Concurso de Idéias para o Redesenho Urbano do Aterro da Baía Sul de Florianópolis, em 1996-97. Professor de prática de projetos urbanos e arquitetônicos, do Arq/UFSC desde 1979. Orientador projeto premiado no 8º Premio Paviflex / Concurso FADEMAC- ABEA, SP, 1995. Medalha do Mérito do Sistema CONFEA-CREAS, na 57ª SOEAA, Salvador-BA, 2000. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, 2006. Publica : Artigo em Arquitetura UFRGS: 50 anos de histórias. Porto Alegre: UFRGS, 2002. Depoimento em Demetrio Ribeiro. Porto Alegre: IAB/RS/Livraria do Arquiteto. 2005.Em equipe, Anais da 1ª Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis. Florianópolis: Ed.Palotti, 1996.

> Arq. Lisete Assen de Oliveira
Equipe autora do projeto 1º Premio do Concurso para o Aterro da baía Sul, Florianópolis / 1997

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Especialista em Arquitetura Habitacional (1985) pelo PROPAR / Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre (1992) e Doutora (2000) em Arquitetura e Urbanismo, na área de Estruturas Ambientais Urbanas, pela Universidade de São Paulo com trabalhos sobre a dinâmica do crescimento da FORMA URBANA na ilha de Santa Catarina. Professora de Projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (1982-2002) e atualmente Professor no Curso de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Professor de Projeto Urbano no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí. Desenvolve investigações e publica trabalhos na linha de Arquitetura da Cidade com investigações sobre: morfologia, dispersão e estrutura urbanas; verticalização, centralidade urbana e espaço público. É pesquisadora da REDE Nacional RECIME que estuda as cidades médias contemporâneas no Brasil. Presta Consultoria na área de Projetos urbanos e de Estudos de Impactos de Vizinhança.

Aterro da Via Expressa Sul

> Arq. Silvia Ribeiro Lenzi – IPUF
Graduada em arquitetura pela UFRG – Porto Alegre, Especialização em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal, e Urbano – IBAM Rio de Janeiro, Especialização em Gestão Ambiental – FLACAM – La Plata Argentina- não concluída, MBA em Gestão Urbana Habitacional e do Desenvolvimento Social – ÚNICA Fpolis, Foi Presidente do IPUF, Foi Presidente do IAB/SC

Museu Digital de Florianópolis – um centro interativo de referência cultural

> Ricardo Mucci
Responsável pela implantação da UNITE – Universidade Corporativa da Telemar (plataforma de e-learning); Diretor de criação do projeto Nanoaventura para a UNICAMP (www.nanoaventura.org.br ); Consultor da Fundação Certi – projeto Gincana do Milênio (www.gincanadomilenio.org.br);

Experientia Sapiens – Um Centro do Saber para a Sustentabilidade

> Marcelo Guimarães – Fundação CERTI
Diretor do Desenvolvimento da Urna Eletrônica Brasileira na Fundação CERTI, em parceria com a empresa brasileira Procomp; Diretor da Plataforma Sapiens Circus, um ambiente digital interativo para a convergência de Educação e Entretenimento; Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque, sendo um dos seus criadores.

20h15 até 20h45: Debate

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *