Problemas impedem a inauguração do Centro Multiuso da Pessoa Idosa em Florianópolis
05/02/2025

Aos 126 anos, Mercado Público resguarda história, gastronomia e cultura de Florianópolis

Foto: Sofia Leal/PMF

O prédio mais charmoso do Centro de Florianópolis completa 126 anos hoje. Imponente, diferente de tudo na cidade e ponto de encontro dos manezinhos há mais de um século, o Mercado Público de Florianópolis é o local onde passaram e ainda passam figuras icônicas da cidade, anônimos, autoridades, moradores e trabalhadores do entorno, além, é claro, dos turistas e personalidades que visitam Florianópolis.

Conhecendo o Mercado Público, se aproximam da cultura e da história da Ilha. O cantor João Gilberto, a atriz Liza Minelli, a garota de Ipanema, Helô Pinheiro, os ex-presidentes Jair Bolsonaro, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, o atual presidente Lula e até a vietnamita Kim Phuc Phan Thi, a icônica menina de braços abertos, nua, queimada e aterrorizada por uma bomba química na guerra do Vietnã em 1972. Todos eles, em algum momento, estiveram no Mercado Público.

Ali, no histórico mercadão, centenas de comerciantes ganham a vida. Alguns, há décadas. Aldo de Brito começou nos anos 1970. Hoje, o filho, Aldonei de Brito é quem toca o negócio.

(Confira a matéria completa em ND, 05/02/2025)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *