Os gargalos do verão em Florianópolis
20/12/2024
Relatório de Indicadores revela desafios e oportunidades para o futuro de Florianópolis
20/12/2024

Equilíbrio fiscal: tema quente nesses últimos dias do ano

Joaquim Inácio Campos Nóbrega Júnior

Artigo de Joaquim Nóbrega Jr
Presidente do Conselho Consultivo da FloripAmanhã

O atual governo federal tem trabalhado contra o equilíbrio fiscal, um erro que já está causando impactos na economia e afetando toda a economia, principalmente os mais pobres. O presidente culpa o chamado “Mercado” por esses problemas, como sempre se eximindo de suas evidentes responsabilidades. Não existe mercado como uma persona, ele é constituído por investidores independentes e institucionais que atuam de modo especulativo como é da natureza do próprio mercado. As variáveis em jogo são basicamente três, ou seja, lucratividade, risco e liquidez. Quem dá liquidez ao mercado são os especuladores, isto é, mesmo nas situações de crise há quem esteja disposto a comprar ou vender.

O governo se esquece de que tem uma dívida que aumenta ano a ano. Quem, senão o mercado, propicia a rolagem dessa dívida? O mercado, que atua do mesmo jeito, independentemente de quem esteja no governo. Agem objetivamente, visando lucros. A falta de equilíbrio fiscal aumenta o risco e provoca volatilidade no mercado, condição ideal para os especuladores. O desequilíbrio causa outros impactos, como nos custos, preços, juros e câmbio

Além disso, o governo altera demais as regras do jogo, causando insegurança jurídica. Tudo isso atrai mais especuladores, que agem a curto prazo, inclusive operando no day-trade, e afasta os investimentos de longo prazo, indispensáveis para o desenvolvimento econômico.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *