Reuniões abordam parceria da Udesc, UFSC e IFSC em ações voltadas à comunidade
12/12/2024
Um show de luzes e projeções no Natal do Passeio Sapiens, em Florianópolis
12/12/2024

Nova Estrutura Administrativa da Prefeitura é aprovada na Câmara

Na tarde desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou, por ampla maioria, o Projeto de Lei Complementar n° 1969/2024, de autoria do Poder Executivo. A iniciativa visa reorganizar as estruturas administrativas da Prefeitura,  promovendo a eficiência, transparência e sustentabilidade no atendimento às demandas da população da Capital Catarinense.

A reforma administrativa reduz o número de secretarias, promovendo mudanças nas áreas de gestão, mobilidade e integração das massas de desenvolvimento econômico, turismo e inovação. Atualmente, são 19 secretarias, mas, com a reforma, três serão extintas e incorporadas a outras.

Entre as mudanças, a Secretaria de Governo será integrada pela Casa Civil, responsável pelas questões internas, externas e relações institucionais entre os poderes. Já a Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana será incorporada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que passará a se chamar Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. Além disso, a Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana também será integrada à nova Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, realizando maior eficiência e organização.

Segundo o texto da matéria, a reforma resultará em uma economia anual de R$500 mil, totalizando R$2 milhões em contenção de gastos até o final do mandato. Para o Presidente da Casa Legislativa, o Vereador João Cobalchini (MDB), a aprovação da proposta é um grande passo para o desenvolvimento e dinamismo da cidade.

“Quero parabenizar o prefeito Topázio por ter enviado esse projeto tão importante. Tenho certeza de que obteremos dinamismo e eficiência aos órgãos. É importante destacar a economia gerada por essa reforma, o que justifica o apoio da ampla maioria em Plenário”, afirmou o presidente.

O projeto foi aprovado com uma emenda modificativa apresentada pelo vereador Dinho (União Brasil) e demais membros da Comissão de Constituição e Justiça. A alteração do nome da Secretaria Municipal de Manutenção e Limpeza Urbana para Secretaria Municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, fortalecendo a vinculação da Autarquia de Melhoramentos da Capital (COMCAP) à nova estrutura e destacando suas atribuições e responsabilidades.

Além disso, para reforçar a participação da sociedade civil no planejamento e a execução de políticas públicas, fica acordada a criação de conselhos consultivos, como o Conselho Superior de Gestão e o Conselho da Cidade.

(CMF, 11/12/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *