FloripAmanhã participa da capacitação “Mata ciliar protegida, água garantida”
23/08/2024
Conheça o sistema de abastecimento de água da Costa de Dentro
26/08/2024

CAU/SC quer saber a opinião dos catarinenses em Consulta Pública sobre agenda urbana

"Imagem aérea de uma faixa de pedestres movimentada, com várias pessoas atravessando em diferentes direções. No centro da imagem, há um texto em destaque que diz: 'O CAU/SC quer saber a opinião dos cidadãos em consulta pública sobre agenda urbana. Participe! Juntos podemos criar cidades melhores.' No rodapé, estão os logos do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil)."

Saber o que as pessoas pensam de suas cidades é um dos objetivos de uma consulta pública sobre Agenda Urbana apoiada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). A pesquisa é nacional, tem seis eixos temáticos e leva apenas 4 minutos para ser respondida.

A pesquisa é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da sua Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI), em parceria com a Colab Tecnologia e Serviços de Internet S.A, uma empresa especializada em pesquisa e levantamento de dados no processo urbano de construção das cidades. O objetivo é justamente incentivar a participação cidadã nas decisões urbanas.

A consulta é o ponto de partida para mapear quais são as questões urbanas atuais e a população é quem vai nos ajudar nisso. Os resultados servirão para a construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas, reforçando o papel do cidadão no planejamento urbano em questões como habitação, mobilidade urbana, resiliência climática, qualidade de vida, acessibilidade, participação e governança.

Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), Carlos Barbosa, a consulta pública representa o resultado dos esforços dos conselhos de arquitetura em pensar no futuro das cidades e na melhor qualidade de vida para todos. “É um momento oportuno para a realização da consulta. Estamos próximos as eleições municipais e o pensar a cidade se faz ainda mais importante. A arquitetura e urbanismo é fundamental na gestão e construção das cidades, neste sentido, arquitetos e urbanistas tem papel fundamental, e o CAU/SC está disponível para ações em conjunto com os municípios, suas atuais e futuras gestões.”, reforça o Presidente.

Envio dos resultados a gestores municipais

consulta pública mapeará a situação da agenda urbana no Brasil, identificando demandas que serão encaminhadas aos gestores públicos. O conselheiro federal Kleyton Marinho da Silva, coordenador da Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI) do CAU/BR, explica que a pesquisa ajudará a apurar dados sobre os temas mais importantes das cidades, como habitação, resiliência climática e modalidade urbana. “Responda essa pesquisa para que o Conselho de Arquitetura leve aos gestores municipais propostas para a melhoria das nossas cidades”, incentiva o conselheiro.

Para se ter uma ideia de como é importante voltar os olhares para questões de planejamento urbano, basta analisar alguns números: dados de 2022 da ONU-Habitat indicam que 55% da população global vive em áreas urbanas, e esse número deve chegar a 68% até 2050. No Brasil, mais de 80% da população mora nas cidades. As projeções mostram como é importante mapear as dificuldades enfrentadas diariamente nas cidades para, aí sim, ser possível verificar o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida nos municípios.

Falamos sobre isso também em:
Consulta pública do CAU/BR segue mobilizando cidadãos para transformar cidades
Consulta pública do CAU/BR pode mudar o futuro da sua cidade. Participe!

Quem pode participar e como?

A consulta Colab possui dois públicos: profissionais de arquitetura e urbanismo e sociedade como um todo. Clique aqui e participe! Você será redirecionado diretamente para a página da consulta. Ao abrir a página, basta inserir seus dados e começar a responder as questões. São, aproximadamente, quatro minutos para responder tudo e contribuir para o futuro da sua cidade.

(CAU/SC, 23/08/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *