CAU/SC lança edital de Concurso de Projetos em Habitação Social durante plenária de agosto
12/08/2024
Grande Florianópolis ganha com o contorno; faltam soluções ao Sul e ao Norte da BR-101
12/08/2024

Inteligência artificial é usada para tirar dúvidas sobre Plano Diretor de Florianópolis com ferramenta criada pela AsBEA-SC

Captura de tela de uma interface de chat voltada para tirar dúvidas sobre o Plano Diretor de Florianópolis. Na parte superior, aparece o logotipo da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) com a frase "Faça perguntas e tire dúvidas sobre o Plano Diretor de Florianópolis" ao lado. Abaixo, há botões com perguntas frequentes, como "Quais os parâmetros de ocupação para a zona AMC 10.5?" e "O que é taxa de ocupação?". No fundo, há um mapa cinza claro da cidade de Florianópolis com ruas e áreas destacadas, mas sem detalhes nítidos.

O “Chat Plano Diretor Florianópolis“, um chatbot de inteligência artificial que fornece informações técnicas e instrutivas sobre o Plano Diretor da cidade, já está sendo usado por escritórios de arquitetura associados à AsBEA-SC – regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, idealizadora da ferramenta.

“O Chat agiliza o nosso trabalho. Antes, tínhamos que abrir o PDF, procurar  o zoneamento, o que era permitido, o que não era.  E agora não. A gente faz uma simples pergunta, contextualiza e a ferramenta nos traz a resposta de uma forma muito precisa”, explica  Matheus Petry, arquiteto do escritório Progetta Studio, sobre sua experiência com o uso  da plataforma. A ferramenta auxilia na análise da lei e elaboração de projetos, especialmente considerando a complexidade do Plano Diretor.

A iniciativa, liderada pelo presidente da AsBEA-SC, arquiteto Ronaldo Martins, será disponibilizada em breve para todos associados AsBEA-SC, após fase inicial de testes. “Essa iniciativa representa um avanço significativo para a arquitetura e urbanismo de Santa Catarina”, considera Ronaldo. “A vontade de implementar uma inteligência artificial surgiu da necessidade de dar suporte à principal demanda dos arquitetos de Florianópolis, que enfrentam dificuldades de acesso a respostas rápidas frente à complexidade do atual Plano Diretor. Esperamos facilitar o trabalho com essa novidade”, reforça.

O Chat Plano Diretor foi idealizado pela AsBEA-SC e desenvolvido pela OSPA Place, empresa contratada pela entidade. O lançamento ocorreu em junho, durante a 50a Convenção Nacional AsBEA, realizada em Florianópolis, e segue em fase de testes práticos até o final de agosto com um grupo de escritórios. A partir de setembro, a ferramenta será disponibilizada a todos os associados e também ao mercado.

Leis, Decretos e Instruções Normativas

“O Chat foi desenvolvido com a inteligência artificial GPT-4 da OpenAI, e alimentado com a Lei do Plano Diretor 739/2023 e diversos documentos adicionais”, explica Allan Chierighini, coordenador do Grupo de Trabalho em Legislação da AsBEA-SC, GT responsável pela ideia do Chat.  A documentação é atualizada constantemente. A versão atual conta com 80 documentos integrados, com leis, decretos, instruções normativas e tabelas, além da Lei do Plano Diretor. Segundo Allan, a plataforma foi treinada para responder a questões detalhadas sobre termos e conceitos arquitetônicos, graças à colaboração dos profissionais membros do GT.

“O uso de IA para análise legal de projetos também poderá corrigir inconsistências antes da submissão à prefeitura, além de potencializar estudos volumétricos automatizados para viabilidades construtivas tridimensionais, dependendo da aceitação e demanda dos profissionais da área”, complementa o arquiteto. Para eficiência do processo, é preciso detalhar o questionamento.

“Nós fizemos diversos testes e reparamos que o primordial é saber elaborar as perguntas feitas no chatbot. A qualidade da pergunta reflete diretamente na qualidade da resposta. Nós tínhamos um projeto multifamiliar para ser desenvolvido e então a gente perguntou para o  chat com muito detalhamento, tentamos alimentar o máximo de informações possíveis. O chat nos trouxe toda uma estratégia de como a gente consegue  construir e aproveitar a área  onde o projeto irá ser executado”, exemplifica  Matheus.

Assista ao vídeo e conheça o Chat Plano Diretor Florianópolis: 

(AsBEA-SC, 08/08/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *