Economia Azul: microempreendedores de Florianópolis e o desenvolvimento sustentável no mar
03/06/2024
Dia Livre de Impostos: CDL Jovem Florianópolis organiza maior evento da história visando conscientizar sobre a tributação no Brasil
03/06/2024

Primeiro hospital municipal foi inaugurado neste sábado, 01/06

Primeiro hospital municipal foi inaugurado neste sábado, 01/06

Foto: PMF

O primeiro hospital municipal de Florianópolis, o Multihospital, foi inaugurado neste sábado, 1º de junho. A nova unidade foi construída na estrutura do antigo aeroporto da Capital, no Bairro Carianos, no Sul da Ilha. Com uma área de 13 mil metros quadrados, a unidade oferecerá serviços de diagnósticos clínicos, terapêuticos, cirúrgicos e irá abrigar um Centro Oftalmológico e uma Ótica Pública. No espaço, também serão realizados atendimentos em saúde mental no Caps 24h.

Operando no regime de Hospital Dia, o complexo irá realizar atendimento especializado em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com permanência máxima de 12 horas do paciente. O serviço terá consultas ambulatoriais e cirúrgicas, exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade (oftalmológicas, ortopédicas, hérnia, vasectomia, entre outras).

“Com a projeção de realizar 1.200 cirurgias por mês, vamos reduzir o tempo de espera da população para procedimentos eletivos de baixa e média complexidade”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci. “Isso porque essas intervenções são realizadas atualmente em hospitais do Estado que também precisam atender outras cirurgias mais complexas. A nossa unidade vai permitir que as estaduais possam focar nestes procedimentos, garantindo mais acesso à população”, complementa.

Além do avanço para as esperas cirúrgicas, o hospital municipal se destaca na realização de exames diagnósticos por imagem e laboratoriais com equipamentos próprios. A população terá acesso a endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia. Também será possível realizar exames laboratoriais e raio-x, permitindo avanço no tempo de espera, uma vez que esses procedimentos eram contratualizados anteriormente. A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar, mensalmente, 30 mil exames laboratoriais, cerca de 10 mil consultas, mais de 1.500 exames de radiodiagnóstico adulto e pediátrico, quase 800 exames de ultrassom, 400 cirurgias eletivas gerais e 800 cirurgias oftalmológicas.

“Estamos promovendo um verdadeiro e significativo avanço para a nossa população. O Multihospital traz uma série de serviços inéditos para Florianópolis e também para Santa Catarina, e é por isso que estamos contando com o apoio integral do nosso governador, Jorginho Mello. A união dos esforços, as inovações e o planejamento estratégico vão elevar o patamar da saúde pública da Capital”, destaca o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Para o o governador Jorginho Mello “A saúde em Santa Catarina mudou. A gente deu jeito de vencer as filas, credenciamos os serviços, novos leitos de UTI, novos leitos normais, enfim, eu estou muito satisfeito com o desempenho da saúde. Todo santo dia foi construído alguma coisa, com muito trabalho e organização. Quando as pessoas precisam de saúde, é urgente, portanto, estou muito feliz de ter realizado essa parceria com o prefeito Topázio e entregar esse hospital que tem UPA, a nossa Polícia Civil, ótica e CAPS 24 horas”, afirmou.

O novo Multihospital ainda terá um Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, coordenado pela Polícia Civil. O serviço irá oferecer acolhimento e proteção integral às mulheres e crianças de até 14 anos vítimas de violência. O Centro foi idealizado pela Governo do Estado e a prefeitura, em parceria com organizações não governamentais e especialistas em violência de gênero, com o objetivo de oferecer uma abordagem multidisciplinar para o atendimento às vítimas.

O prefeito Topázio explica em vídeo como chegar até a UPA e os horários de funcionamento. Confira!

(Portal Imagem da Ilha, 02/06/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *