Receitas criativas e históricas marcaram o lançamento da segunda edição do livro “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”

Livros empilhados sobre mesa divulgam obra “Cultura dos Sabores da Ilha de Santa Catarina”.

A obra integra o programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, coordenado pela FloripAmanhã.

Com um cardápio que resgatou sabores ancestrais da Ilha de Santa Catarina, o chef Narbal Corrêa apresentou ao público a nova edição do livro Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia – A Cultura dos Sabores da Ilha de Santa Catarina, em evento realizado na Loja Soulvenir, no Shopping Villa Romana, no dia 26 de março. A obra de autoria do chef é uma produção da FloripAmanhã, com apoio da Engie, Quantum Engenharia, Shaefer Yachts, Sebrae e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Pode ser adquirida na própria loja (Piso L1) ou diretamente com a FloripAmanhã através do e-mail: secretaria@floripamanha.org.

O lançamento contou com uma seleção de iguarias preparadas especialmente para a ocasião, como purê de taiá com linguiça Blumenau, galantine de camarão, polvo provençal, patê de fígado de garoupa brulée com açúcar queimado e patê de ovas de ouriço. “Estamos falando de uma comida nativa, uma cronologia de cinco mil anos que antecede até mesmo as grandes pirâmides do Egito”, explicou Narbal, autor da obra e estudioso da gastronomia local.

O evento reuniu parceiros, representantes de entidades e chefs que promovem com maestria a identidade gastronômica da cidade, como Gabriel Santana, Pedro Soares, Fabiana Mortimer Amaral, Elza Beling e Beth Diamantopoulos. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também esteve presente, reafirmando o compromisso do município com a valorização da cultura alimentar como vetor de desenvolvimento e projeção internacional.

Segundo o chef Narbal, o livro apresenta um panorama que vai desde os sambaquianos até os guaranis, passando pelos povos jês do sul – conhecidos como caingangues e xokleng – até a chegada dos europeus. Mais do que uma coletânea de receitas, a obra investiga as trocas culturais e introduções alimentares que moldaram a cozinha da região, que Narbal prefere chamar de “vicentista, africana e indígena, formatada por mãos açorianas”, destacando seu caráter híbrido e criativo.

Com edição bilíngue (português e inglês), o livro reúne 20 receitas de chefs locais e busca fortalecer a posição de Florianópolis como um território criativo e referência internacional em turismo gastronômico. A publicação integra as ações do programa “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”, coordenado pela FloripAmanhã com apoio da Prefeitura de Florianópolis, Sebrae e empresas do setor privado.

Confira abaixo um vídeo com o chef Narbal e algumas fotos do evento

Cidade Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebeu a chancela de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO em 2014, reconhecimento internacional que valoriza sua herança alimentar e a criatividade de seus cozinheiros. Desde então, sob coordenação geral da FloripAmanhã, o programa atua para fortalecer a identidade cultural e ampliar as oportunidades econômicas locais, promovendo a culinária tradicional, incentivando a troca de experiências com outras cidades do mundo e apoiando iniciativas como festivais gastronômicos e concursos de novos talentos.

Para Anita Pires, conselheira da FloripAmanhã e coordenadora do programa, o livro é um legado. “Reunimos chefs com talentos diversos que expressam, por meio da culinária, a riqueza cultural da nossa ilha. É uma forma de contar nossa história, projetar a cidade e celebrar sua identidade.”

A nova edição reafirma o compromisso da Associação FloripAmanhã com a valorização da cultura alimentar como ferramenta de desenvolvimento sustentável, identidade territorial e inclusão econômica. Mais do que preservar tradições, a obra convida à reflexão sobre o futuro da cidade através da gastronomia.


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FloripAmanhã celebra 20 anos com reflexão sobre saúde, cidade e futuro
28/03/2025
IMA divulga último relatório semanal de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025
31/03/2025