Historiadora brasileira recebe honraria da França por pesquisa sobre Saint-Exupéry
26/02/2025

FloripAmanhã reforça compromisso com a preservação do Casarão Aéropostale durante homenagem do governo francês

Homem de terno discursa em púlpito, enquanto grupo de pessoas o observa em ambiente formal.

Presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho (ao centro), ao lado da historiadora Mônica Cristina Corrêa

A cerimônia de condecoração da historiadora Mônica Cristina Corrêa pelo governo francês, realizada na última segunda-feira (19), também serviu para reforçar a importância da preservação do Casarão Aéropostale em Florianópolis.

Homem idoso de terno segura um microfone da NDTV, falando em evento com painel azul ao fundo.

Salomão Mattos Sobrinho

Representando a FloripAmanhã no evento, o presidente da associação, Salomão Mattos Sobrinho, falou à reportagem do ND e destacou o compromisso da associação com a preservação do Casarão Aéropostale em Florianópolis.

A honraria concedida a Mônica Cristina Corrêa reconhece sua trajetória de pesquisa sobre Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, e sua relação com Florianópolis. A pesquisadora se mudou para a cidade ao descobrir as histórias sobre o convívio entre o piloto-escritor e os pescadores locais. Esse vínculo foi um dos fatores que impulsionaram o movimento pela preservação do casarão, onde os aviadores se hospedavam no Campeche.

Confira a reportagem especial do ND sobre o evento

Avanços no projeto de revitalização

Durante a homenagem, Salomão Mattos Sobrinho detalhou os avanços do projeto de restauro do Casarão Aéropostale. “O trabalho com o casarão começou no ano passado, juntamente com a Mônica e outras entidades. Estamos concluindo o levantamento da situação do imóvel, que inclui questões jurídicas que estão sendo analisadas pela Procuradoria do município. O projeto de restauro já está pronto e agora partimos para a segunda fase, que é a captação de recursos para a revitalização do espaço”, afirmou.

A FloripAmanhã, em parceria com a AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil, a Prefeitura de Florianópolis e a Fundação Catarinense de Cultura, tem se empenhado na preservação e revitalização do histórico Casarão da Aéropostale. Em 2023, as sobrinhas-netas de Antoine de Saint-Exupéry visitaram o local para reforçar a importância de sua restauração e apoiar a ideia de transformá-lo em um centro cultural e memorial. Em janeiro de 2024, o Cônsul Geral da França, Yves Teyssier d’Orfeuil, também esteve no casarão a convite da FloripAmanhã para discutir esforços conjuntos para sua recuperação. Além disso, em julho de 2024, a entidade solicitou o tombamento estadual do imóvel, garantindo sua preservação como patrimônio histórico de Santa Catarina. A partir do dia 18 de fevereiro de 2025, foram iniciadas ações coordenadas pela Fundação Franklin Cascaes e pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, para reforçar a proteção do imóvel.

Além da busca por recursos, a FloripAmanhã segue mobilizando esforços para transformar o casarão em um centro cultural. O espaço poderia abrigar exposições, eventos e atividades educativas, resgatando a memória da aviação francesa no Brasil e fortalecendo os laços históricos entre Florianópolis e a França.

O legado do Casarão Aéropostale

Construído no início do século XX, o Casarão Aéropostale faz parte da história da aviação mundial. A antiga hospedaria dos pilotos franceses é o último exemplar remanescente no Brasil de um conjunto de edificações que deram suporte às operações da Aéropostale na América do Sul. Sua restauração representa um passo essencial para a valorização do patrimônio cultural de Florianópolis.

Com as recentes iniciativas, o casarão se aproxima de um futuro mais seguro e valorizado. A FloripAmanhã segue atuando para garantir que esse espaço histórico seja preservado e se torne um importante ponto cultural e turístico da cidade.

A FloripAmanhã agradece o apoio do seu mantenedor Sicoob-Credisc às atividades da Associação. 


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *