Obras retratam a trajetória de um dos mais importantes empresários de Santa Catarina
18/01/2024
Reforma no CIC
19/01/2024
Cônsul da França visita o Casarão Aéropostale

A convite da FloripAmanhã, o Cônsul Geral da França, Yves Teyssier d’Orfeuil, visitou o Casarão Aéropostale na manhã desta quarta-feira (17).

O objetivo é retomar o processo de restauração do local, uma ideia que não sai do papel há mais de 15 anos. E para isso, a AMAB – Associação em Memória da Aéropostale no Brasil convidou a FloripAmanhã para ser a portadora desse projeto.

O casarão fechado e com aparência de abandono na avenida Pequeno Príncipe, Campeche, no Sul da Ilha, é a única construção com acesso ao público que resgata a memória do serviço aeropostal francês no Brasil. A linha operou, de 1927 a 1931, da Europa até a América Latina passando por 26 cidades, sendo em 11 bases brasileiras. Dessas, a de Florianópolis está entre as mais bem conservadas do mundo.

A comunidade foi palco de várias aventuras dos aviadores da Companhia entre as décadas de 1920 e 1930, guardando traços da inusitada convivência dos pilotos franceses com pescadores ilhéus. O próprio Saint-Exupéry menciona Florianópolis no livro “Vôo Noturno” (1931). Ele, que foi o mais célebre dos pilotos, ficou conhecido pelos pescadores como “Zeperri” – devido à dificuldade que os moradores, descendentes de açorianos, tinham de pronunciar o sobrenome do francês.

“Como o Casarão está invadido, é necessário um esforço maior da Prefeitura para resolver esse impasse. Mas há uma expectativa de que apoiadores do futuro Centro Cultural possam contribuir para melhorias dos ambientes desocupados. E quem sabe, assim, atividades de aprendizagem relacionadas com a aviação e a história de Saint Exupery possam ser iniciadas em breve”, destaca o presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.

Também publicado em (ND, 18/01/2024)


A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *