Ação beneficente: bazar da AVOS apoia crianças com câncer em Florianópolis
11/12/2024
Florianópolis recebe o Circuito FAM de Cinema
11/12/2024

SC conquista sua 10ª Indicação Geográfica

Fotografia de cachos de bananas verdes, pendurados em estruturas de madeira amarradas com cordas. As frutas estão agrupadas em grande quantidade, com cascas lisas e brilhantes, indicando que ainda não estão maduras. O fundo é desfocado, mostrando um ambiente ao ar livre, com tons de branco, azul e verde, sugerindo um mercado ou espaço rural.

Banana de Luiz Alves recebeu o registro nesta terça-feira, 10 de dezembro, dia em que o estado ganha o Fórum Catarinense de Indicações Geográficas. (Foto: Antonio Carlos Mafalda)

Santa Catarina recebeu mais um reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Banana de Luiz Alves obteve o registro nesta terça-feira, 10, na espécie Indicação de Procedência (IP). Com essa conquista, agora são 10 IGs registradas no estado, e 135 no país. Esse reconhecimento é celebrado no dia em que SC realiza o lançamento do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas.

Esse processo da IG da Banana de Luiz Alves foi liderado pelo Sebrae/SC e teve o apoio da prefeitura e da Associação de Produtores da Banana de Luiz Alves.  A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) atesta as indicações, que após esta etapa são submetidas à certificação do INPI. “Essa 10ª Indicação Geográfica atesta os diferenciais dos produtos catarinenses, que refletem todo compromisso com a história e com a busca de novas tecnologias para a produção. Tudo isso confere confiabilidade e oportunidades para atender os mercados mais exigentes”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária em exercício, Paulo Arruda.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, celebra mais essa conquista, em um dia tão importante para os produtores catarinenses. “As Indicações Geográficas são muito mais do que selos de qualidade; elas representam a identidade e o patrimônio de um território. Estamos muito honrados com mais esse reconhecimento, que chega bem no dia em que lançamos o Fórum Catarinense de IGs, iniciativa que será fundamental para consolidar as indicações geográficas como vetores de desenvolvimento sustentável e valorização cultural do nosso Estado”, comenta.

De acordo com a documentação apresentada pela Associação dos Bananicultores do município de Luiz Alves, ao INPI, a produção de banana em Luiz Alves se confunde com a história mais recente da região, uma vez que o local foi reconhecido como município em 1958 e os primeiros relatos sobre o cultivo de banana datam de 1977, poucos anos depois. O início da bananicultura no local se deu na década de 1970, após uma forte crise econômica que tornou necessária a busca por novas atividades agrícolas na região.

Atualmente, o local possui cerca de 400 propriedades de pequeno porte que têm a bananicultura como principal atividade, sendo mais de quatro mil hectares de plantio.

(Portal Imagem da Ilha, 10/12/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *