Posto Guarda-Vidas no verão 2024/2025
21/11/2024

Florianópolis ganha Guia Cultural Gastronômico que explora as raízes da culinária local

Fotografia de uma mesa repleta de pratos típicos da culinária brasileira, dispostos sobre uma toalha com estampas coloridas. No centro, uma tigela com arroz branco. Ao redor, há um prato com camarões grelhados acompanhados de folhas de alface e fatias de laranja, batatas fritas, camarões empanados com laranja decorativa, uma tigela com molho de feijão, e tigelas com vatapá e moqueca de camarão, ambos decorados com cheiro-verde. Há também um recipiente com farinha de mandioca. A disposição dos pratos cria uma composição vibrante e apetitosa.

Sequência de Camarão. Crédito da foto: Ronaldo Andrade

Marcada pela influência açoriana, indígena e africana, a culinária de Florianópolis é agora tema do recém-lançado Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis. O material gratuito reúne 200 verbetes, incluindo 20 conteúdos multimídia, que exploram as tradições, personagens, técnicas e ingredientes que moldam a identidade da primeira cidade brasileira reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. Em uma publicação que se propõe a ir além dos pratos, o guia revela histórias e saberes transmitidos de geração em geração, revelando uma conexão profunda entre a gastronomia e a cultura local.

Idealizado e produzido pelo Comida com História, o guia é obra de uma equipe de jornalistas: Leyla Spada, Amanda Santo e Gustavo Schwabe. Segundo Leyla, que é manezinha, Florianópolis foi a escolha ideal para dar início a uma série de guias gastronômicos sobre cidades brasileiras. “Cada lugar tem uma essência e um paladar únicos. Com este guia, buscamos valorizar essas particularidades e registrar histórias que vão além do que está no prato. Florianópolis representa essa conexão especial entre terra e mar, que é a base da identidade cultural da cidade,” afirma Leyla.

Pratos típicos que narram a história da ilha

O guia apresenta uma diversidade de preparos que retratam a herança cultural e o trabalho artesanal da culinária local, valorizando os sabores do mar e os conhecimentos trazidos pelos antepassados. Entre as mais de 50 especialidades, encontram-se receitas clássicas como a sequência de camarão, as diversas preparações de tainha e o mocotó, cada uma com um lugar especial na história alimentar de Florianópolis. A equipe do Comida com História também preparou documentários imersivos e podcasts que trazem pratos tradicionais como a Dobradinha do Estreito e a Cacuanga, prato quase desaparecido na cidade.

A sequência de camarão, um símbolo da Lagoa da Conceição, surgiu nos bares e restaurantes da região, em uma época em que o local era frequentado quase exclusivamente por moradores. O prato, composto por diferentes formas de preparo do camarão, se transformou em uma das receitas mais representativas da gastronomia local, permanecendo como carro-chefe em vários cardápios da cidade. O guia traz uma revista especial dedicada a essa tradição culinária, que convida o leitor a mergulhar na história da Lagoa.

O Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis é o primeiro de uma série de publicações do Comida com História, que planeja expandir o projeto para outras cidades brasileiras. Acesse o guia completo no site https://comidacomhistoria.com.br/guia-gastronomico-florianopolis-sc/

(Estado de Excelência, 19/11/2024)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *